Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Andréa de Faria Barros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18289
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.18289
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_e9552ef638bc71722c4195ebd918b277
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18289
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidadeEscolas técnicasEnsino profissionalPolítica públicaEducação e EstadoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia configuram-se como de importância substantiva no atual cenário da educação brasileira, com potencial, inclusive, de demarcar, como inovação exitosa, seu modelo de institucionalidade e, a partir da educação profissional e tecnológica, influenciar positivamente o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuam. Se os Institutos Federais podem ser considerados como uma política inovadora, de que forma a proposição de um modelo teórico pode refletir essa inovação e permitir seu teste empírico e consequente avaliação futura? Esta tese oferece um referencial conceitual, analítico e metodológico sobre a nova institucionalidade da rede federal, contribuindo para o avanço do conhecimento na área via teste de hipóteses, proposição de tipologia de rede política, atlas da oferta, taxonomia dos Institutos Federais e ainda seu modelo teórico o que propiciará subsídios a estudos futuros de avaliação. Dentre as principais hipóteses testadas, destacam-se o fato de que apesar do aumento da titulação dos professores incidir positivamente no aumento da oferta da educação superior, não se confirma que esta ampliação incida negativamente na oferta de cursos técnicos. Adicionalmente, não foi corroborada a hipótese de que o contexto produtivo local, tampouco a especialização do instituto exerce impacto positivo na produção científica. Ademais, esta tese confirmou a hipótese de que o contexto produtivo e a qualidade da infraestrutura laboratorial incidem positivamente na empregabilidade de seus alunos egressos. Por fim, espera-se que a pesquisa contribua para uma melhor compreensão da Rede dos Institutos Federais e seu papel enquanto instrumento de política pública.The Federal Education, Science and Technology Institutes appear as substantive importance in the current scenario of brazilian education, as a successful innovation, in its institutional model, and from the vocational and technological education, positively influence the socio-economic development of the regions where are located. If the Federal Institutes can be considered as an innovative policy, how can theoretical model reflect that innovation and make possible its empirical testing and subsequent further evaluation? This thesis offers a conceptual, analytical and methodological framework on the new institutional arrangements of the federal system, contributing to the advance of knowledge in the area via hypothesis testing, policy network typology proposition, educational atlas, taxonomy of federal institutes and also its theoretical model which provides grants to future evaluation studies. Among the main hypotheses tested, we highlight the fact that despite the upward on academic titration teachers have a positive impact in increasing higher education programs and courses, is not confirmed that this expansion focuses negatively on offering technical degrees. In addition, the hypothesis that the local productive context, nor the institute's specialization has a positive impact on scientific production has not been corroborated. Moreover, this thesis confirmed the hypothesis that the productive context and the quality of laboratory facilities have a positive impact on employability of its students. Finally, it is hoped that this thesis contributes to a better understanding the Federal Institutes system and its role as a public policy instrument.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKipnis, BernardoAndrade, Andréa de Faria Barros2015-05-27T14:35:45Z2015-05-27T14:35:45Z2015-05-272014-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfANDRADE, Andréa de Faria Barros. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia: uma análise de sua institucionalidade. 2014. 209 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18289http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.18289A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:00:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/18289Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:00:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
title Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
spellingShingle Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
Andrade, Andréa de Faria Barros
Escolas técnicas
Ensino profissional
Política pública
Educação e Estado
title_short Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
title_full Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
title_fullStr Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
title_full_unstemmed Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
title_sort Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise de sua institucionalidade
author Andrade, Andréa de Faria Barros
author_facet Andrade, Andréa de Faria Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kipnis, Bernardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Andréa de Faria Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas técnicas
Ensino profissional
Política pública
Educação e Estado
topic Escolas técnicas
Ensino profissional
Política pública
Educação e Estado
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
2015-05-27T14:35:45Z
2015-05-27T14:35:45Z
2015-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Andréa de Faria Barros. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia: uma análise de sua institucionalidade. 2014. 209 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18289
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.18289
identifier_str_mv ANDRADE, Andréa de Faria Barros. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia: uma análise de sua institucionalidade. 2014. 209 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18289
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.18289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580821728296960