Benefício de Prestação Continuada na Escola: uma análise a partir do território do Centro de Referência de Assistência Social Ingleses do Rio Vermelho
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175271 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
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Benefício de Prestação Continuada na Escola: uma análise a partir do território do Centro de Referência de Assistência Social Ingleses do Rio VermelhoBenefício de Prestação Continuada; Pessoa com Deficiência; BPC na Escola; CRAS; SUAS.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente trabalho busca tecer reflexões acerca do Benefício de Prestação Continuada na escola a partir da realidade vivenciada no território do Centro de Referência de Assistência Social Ingleses do Rio Vermelho, local de realização do estágio curricular obrigatório I e II. A partir do projeto de intervenção vislumbrou-se motivação para o estudo da temática. Tendo em vista a proximidade territorial do CRAS com o público alvo do BPC na escola, tal estudo tem como principal objetivo conhecer os beneficiários do BPC na escola, além de verificar a existência de usuários que se enquadram no benefício, porém não o acessam. O processo metodológico utilizado foi a pesquisa empírica mediante busca de dados obtidos através da experiência vivida enquanto estagiária neste espaço, para tanto foi usado como base a listagem de beneficiários do BPC na escola disponibilizada pela Secretaria do Estado de Assistência Social Trabalho e Habitação – SST e visita às instituições escolares selecionadas no território. Como resultado do estudo, verificamos que dentre a amostra de instituições visitadas os profissionais no geral não conhecem o benefício, impossibilitando desta maneira um possível acesso, tampouco conhecem as atribuições do CRAS. Considerando a lista referenciada, poucos beneficiários foram localizados, uma consequência da desatualização, porém foram encontrados novos possíveis beneficiários. Conclui-se ainda que o presente trabalho alcançou as finalidades a que se propôs, uma vez que a partir da pesquisa realizada foi possível uma aproximação com os beneficiários do BPC na escola no território do CRAS Ingleses do Rio Vermelho e tecer reflexões acerca desta realidade.Bressan, Carla RosaneUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Maria Eduarda Duarte2017-04-29T20:08:10Z2017-04-29T20:08:10Z2017-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175271porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-29T20:08:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175271Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-29T20:08:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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