Aprendizagem da língua inglesa na interação com as mídias em contextos informais: um estudo com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Carreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215447
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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Alguns conceitos se destacam no referencial teórico utilizado como a educação informal, a aprendizagem de línguas e distinção entre aprendizagem e aquisição de línguas, e as tecnologias, focando nos jogos digitais abordados como recursos que podem favorecer a aprendizagem do inglês. O percurso metodológico foi realizado em duas etapas. A primeira delas constituiu-se como uma pesquisa bibliográfica na base teórica relacionada à temática da pesquisa e uma revisão de literatura para averiguar o que já foi produzido na área. A segunda etapa consistiu na coleta de dados realizada na escola. Esta utilizou-se dos seguintes procedimentos: a aplicação de um questionário com as famílias das crianças participantes; a realização de uma avaliação com as crianças para verificar o conhecimento das habilidades linguísticas em inglês que elas possuíam; e uma entrevista individual com cada criança. A análise dos dados qualitativos foi realizada com base na análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 23.0. Entre os principais resultados da pesquisa, percebemos que existe relação entre o tempo de uso do aparelho de celular e de aparelhos de música com a aquisição da língua inglesa. Em relação às atividades em inglês, as que demonstraram contribuir para a aquisição de linguagem foram os jogos, os vídeos do youtube e as músicas. Foi possível observar que a influência de fatores não tecnológicos também se mostrou importante para aquisição de linguagem no segundo idioma, como aulas de inglês e o incentivo dos pais para aprender outro idioma. Concluiu-se que as crianças apresentam uma relação positiva em relação ao inglês e que demonstraram adquirir vocabulário na língua estrangeira na interação com diferentes tecnologias.<br>Abstract: This work aims to understand the possibilities of English acquisition using digital technologies in contexts outside the school. To do so, we conducted a field study at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Santa Catarina with children in the 3rd grade of Elementary School. These children have not yet begun formal instruction in the English language, as they do not have English classes provided as part of the school curriculum. Some concepts stand out in the theoretical framework used as informal education, language learning and the distinction between learning and acquitting languages, and technologies, focusing on digital games as resources that can improve the learning of the English language. The methodological course was carried out in two stages. The first one consisted of a bibliographical research on the theoretical basis related to the research theme and a literature review to ascertain what was already produced in the area. The second stage consisted of data collection performed at the school. The following procedures were used: the application of a questionnaire with the children?s families; conduction an assessment with the children to verify the knowledge they have of the English language; and an individual interview with each child. The analysis of qualitative data was performed based on content analysis. The quantitative data were analyzed through descriptive and inferential statistics, using SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences) version 23.0. Among the main results of the research, we noticed that there is a relation between the time of use of the mobile phone and music devices with the acquisition of the English language. In relation to the activities in English, the ones that demonstrated to contribute to the acquisition of language were games, youtube videos, and music in English. It was possible to observe that the influence of non-technological factors, such as English classes and the encouragement of parents, were also important to learn another language. It was concluded that the children have a positive relationship with the English language and that they have acquired vocabulary in the foreign language in the interaction with different technologies.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Mariana Carreira2020-10-21T21:16:41Z2020-10-21T21:16:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368408https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215447porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:16:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215447Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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