IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Auristela Felix de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teodoro, Josenildo Coelho, Cajavilca, Erick Samuel Rojas, Macedo, Daniela Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113141
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de internacionalização contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender.
id UFSC_44fa36be716a55f529ad15636127b791
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113141
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTESO presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de internacionalização contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender.2013-12-11T18:21:22Z2013-12-11T18:21:22Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113141Teodoro, Auristela Felix de OliveiraTeodoro, Josenildo CoelhoCajavilca, Erick Samuel RojasMacedo, Daniela Luiza deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-15T02:08:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113141Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-15T02:08:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
title IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
spellingShingle IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
Teodoro, Auristela Felix de Oliveira
title_short IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
title_full IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
title_fullStr IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
title_sort IMPORTÂNCIA DO ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: A VISÃO DOS DISCENTES
author Teodoro, Auristela Felix de Oliveira
author_facet Teodoro, Auristela Felix de Oliveira
Teodoro, Josenildo Coelho
Cajavilca, Erick Samuel Rojas
Macedo, Daniela Luiza de
author_role author
author2 Teodoro, Josenildo Coelho
Cajavilca, Erick Samuel Rojas
Macedo, Daniela Luiza de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Auristela Felix de Oliveira
Teodoro, Josenildo Coelho
Cajavilca, Erick Samuel Rojas
Macedo, Daniela Luiza de
description O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de internacionalização contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11T18:21:22Z
2013-12-11T18:21:22Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113141
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245248507904