PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Auristela Felix De
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sena, Samanta Oliveira Lima, Silva, Thiago De Oliveira E, Teodoro, Josenildo Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas e para tratamento dos dados a técnica de análise de conteúdo. A investigação é de caráter exploratório haja vista que não há ainda nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir diante da pesquisa realizada, que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia e ética, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas e normas requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional. A tríade: ensino, pesquisa e extensão contribui para uma formação holística e preparada às recentes mudanças e as que advirão.
id UFSC_a9d8c724b0c86f83031a66100acd709d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/29305
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOO presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas e para tratamento dos dados a técnica de análise de conteúdo. A investigação é de caráter exploratório haja vista que não há ainda nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir diante da pesquisa realizada, que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia e ética, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas e normas requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional. A tríade: ensino, pesquisa e extensão contribui para uma formação holística e preparada às recentes mudanças e as que advirão.INPEAU2012-09-21T18:27:03Z2012-09-21T18:27:03Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305Oliveira, Auristela Felix DeSena, Samanta Oliveira LimaSilva, Thiago De Oliveira ETeodoro, Josenildo Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T00:22:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/29305Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T00:22:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
spellingShingle PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Oliveira, Auristela Felix De
title_short PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_full PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_fullStr PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_sort PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
author Oliveira, Auristela Felix De
author_facet Oliveira, Auristela Felix De
Sena, Samanta Oliveira Lima
Silva, Thiago De Oliveira E
Teodoro, Josenildo Coelho
author_role author
author2 Sena, Samanta Oliveira Lima
Silva, Thiago De Oliveira E
Teodoro, Josenildo Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Auristela Felix De
Sena, Samanta Oliveira Lima
Silva, Thiago De Oliveira E
Teodoro, Josenildo Coelho
description O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas e para tratamento dos dados a técnica de análise de conteúdo. A investigação é de caráter exploratório haja vista que não há ainda nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir diante da pesquisa realizada, que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia e ética, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas e normas requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional. A tríade: ensino, pesquisa e extensão contribui para uma formação holística e preparada às recentes mudanças e as que advirão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-21T18:27:03Z
2012-09-21T18:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652133427314688