Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_45082f1809c80621efb7b3c7d1bd9e1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185827 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantesLicenciatura Matemática.Ensino a Distância.Relação com o saber.Permanência.Mathematics Degree.Distance Learning.Relationship with Knowledge.Permanence.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O presente trabalho buscou responder quais são as singularidades e a relação com o saber entre os estudantes que permanecem no Curso de Licenciatura Matemática Ensino a Distância (EaD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi aplicado um questionário estruturado em três blocos: perfil, investimento escolar e avaliação sobre o curso e vida acadêmica. Ademais, foi realizada uma entrevista com o Coordenador do Curso para saber a respeito da estrutura e funcionamento do mesmo. Os referenciais teóricos que subsidiaram a pesquisa foram as contribuições de Bourdieu (2003; 2007) na análise macro-sociológica a respeito dos capitais (social, econômico e cultural) e de habitus, as contribuições de Lahire (1997) para uma sociologia da educação em uma escala individual, observando as singularidades dos alunos e Charlot (2005) para identificar a relação dos alunos com o saber matemático. Observamos que a escolha do curso foi realizada pelo interesse na área de exatas; em relação à modalidade de EaD, a escolha se deu pela flexibilidade de horários; e o fator que mais influenciou na permanência dos alunos no Curso, frente às diversas dificuldades, foi a qualidade do mesmo.This work aimed to answer which are the singularities and the relationship with knowledge among students who persist in the Mathematics Distance Learning (EaD, in portuguese) Course, from the Federal University of Santa Catarina. A three block structured questionnaire was applied: profile, school investment and evaluation of the course and academic life. Further, it was conducted an interview with the course coordinator in order to learn the course's structure and operation. The theoretical references that contributed to this research were: Bourdieu (2003; 2007) on the macro-sociological analysis of capitals (social, economical and cultural) and habitus, Lahire (1997) for an individual scale on the sociology of education taking into account the singularities of each student and Charlot (2005) in order to identify the relationship between students and the mathematical knowledge. We observed that the course choice was based on the interest in exact sciences; regarding EaD modality, the choice occurred due to the flexibility of schedules; and the factor which most motivated the permanence of the students in the Course, even with all obstacles, was its high quality.FlorianópolisBrunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaHoffmann, Yohana Taise2018-04-24T19:02:07Z2018-04-24T19:02:07Z2018-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis105 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T20:44:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T20:44:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
title |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
spellingShingle |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes Hoffmann, Yohana Taise Licenciatura Matemática. Ensino a Distância. Relação com o saber. Permanência. Mathematics Degree. Distance Learning. Relationship with Knowledge. Permanence. |
title_short |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
title_full |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
title_fullStr |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
title_sort |
Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes |
author |
Hoffmann, Yohana Taise |
author_facet |
Hoffmann, Yohana Taise |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brunetta, Antonio Alberto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Yohana Taise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura Matemática. Ensino a Distância. Relação com o saber. Permanência. Mathematics Degree. Distance Learning. Relationship with Knowledge. Permanence. |
topic |
Licenciatura Matemática. Ensino a Distância. Relação com o saber. Permanência. Mathematics Degree. Distance Learning. Relationship with Knowledge. Permanence. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-24T19:02:07Z 2018-04-24T19:02:07Z 2018-01-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651949182025728 |