Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Yohana Taise
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_45082f1809c80621efb7b3c7d1bd9e1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185827
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantesLicenciatura Matemática.Ensino a Distância.Relação com o saber.Permanência.Mathematics Degree.Distance Learning.Relationship with Knowledge.Permanence.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O presente trabalho buscou responder quais são as singularidades e a relação com o saber entre os estudantes que permanecem no Curso de Licenciatura Matemática Ensino a Distância (EaD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi aplicado um questionário estruturado em três blocos: perfil, investimento escolar e avaliação sobre o curso e vida acadêmica. Ademais, foi realizada uma entrevista com o Coordenador do Curso para saber a respeito da estrutura e funcionamento do mesmo. Os referenciais teóricos que subsidiaram a pesquisa foram as contribuições de Bourdieu (2003; 2007) na análise macro-sociológica a respeito dos capitais (social, econômico e cultural) e de habitus, as contribuições de Lahire (1997) para uma sociologia da educação em uma escala individual, observando as singularidades dos alunos e Charlot (2005) para identificar a relação dos alunos com o saber matemático. Observamos que a escolha do curso foi realizada pelo interesse na área de exatas; em relação à modalidade de EaD, a escolha se deu pela flexibilidade de horários; e o fator que mais influenciou na permanência dos alunos no Curso, frente às diversas dificuldades, foi a qualidade do mesmo.This work aimed to answer which are the singularities and the relationship with knowledge among students who persist in the Mathematics Distance Learning (EaD, in portuguese) Course, from the Federal University of Santa Catarina. A three block structured questionnaire was applied: profile, school investment and evaluation of the course and academic life. Further, it was conducted an interview with the course coordinator in order to learn the course's structure and operation. The theoretical references that contributed to this research were: Bourdieu (2003; 2007) on the macro-sociological analysis of capitals (social, economical and cultural) and habitus, Lahire (1997) for an individual scale on the sociology of education taking into account the singularities of each student and Charlot (2005) in order to identify the relationship between students and the mathematical knowledge. We observed that the course choice was based on the interest in exact sciences; regarding EaD modality, the choice occurred due to the flexibility of schedules; and the factor which most motivated the permanence of the students in the Course, even with all obstacles, was its high quality.FlorianópolisBrunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaHoffmann, Yohana Taise2018-04-24T19:02:07Z2018-04-24T19:02:07Z2018-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis105 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T20:44:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T20:44:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
title Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
spellingShingle Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
Hoffmann, Yohana Taise
Licenciatura Matemática.
Ensino a Distância.
Relação com o saber.
Permanência.
Mathematics Degree.
Distance Learning.
Relationship with Knowledge.
Permanence.
title_short Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
title_full Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
title_fullStr Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
title_full_unstemmed Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
title_sort Licenciatura Matemática EAD - UFSC: singularidades e a relação com o saber relativos à permanência dos estudantes
author Hoffmann, Yohana Taise
author_facet Hoffmann, Yohana Taise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunetta, Antonio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Yohana Taise
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura Matemática.
Ensino a Distância.
Relação com o saber.
Permanência.
Mathematics Degree.
Distance Learning.
Relationship with Knowledge.
Permanence.
topic Licenciatura Matemática.
Ensino a Distância.
Relação com o saber.
Permanência.
Mathematics Degree.
Distance Learning.
Relationship with Knowledge.
Permanence.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24T19:02:07Z
2018-04-24T19:02:07Z
2018-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651949182025728