Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocco, Cristiani Maria Kusma
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203129
Resumo: Esta pesquisa se remete ao passado para evidenciar os elementos que poderão ajudar a compreender como foi possível a inserção dos materiais didáticos na prática pedagógica de se ensinar Geometria. Sendo assim, voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento em que a Matemática sofreu grandes mudanças quanto à linguagem, à estrutura e à metodologia. Essas décadas marcam a instauração e o auge do ideário do Movimento da Matemática Moderna (MMM), sendo a Geometria um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto à sua estrutura e metodologia. Diante disso, esta pesquisa buscou verificar como se deu a presença dos materiais didáticos no ensino de Geometria aplicado ao Ginásio, no Estado de Santa Catarina. Para isso, primeiramente se caracterizou o ideário do MMM com vistas aos materiais didáticos envolvendo o ensino de Geometria, sinalizando três aspectos: os tipos de materiais, os conteúdos que eles abordavam e as orientações teóricometodológicas sugeridas para essa prática. Com base nessas informações, tomaram-se quatro documentos normativos de Santa Catarina referentes às décadas de análise e observaram-se, no nível do discurso, os materiais que eram sugeridos, os conteúdos que eram tratados e quais eram as orientações fornecidas. Como discurso foi possível perceber nos documentos que o uso de materiais didáticos apontados para o ensino catarinense de Geometria estava baseado nas indicações do ideário do MMM, sugerindo-se que fossem usados para tratar da Geometria por meio das transformações. Em seguida, a partir da caracterização do ideário do MMM, analisou-se a prática pedagógica empregada, tomando-se por base as entrevistas com professores de Matemática das décadas de 1960 e 1970. Buscou-se analisar quais materiais eram usados, para que conteúdo, quais as características desse uso e o que justificava teórico-metodologicamente tal prática. No que se refere à prática, notou-se que não havia essa estreita relação entre o que propunha o ideário do MMM e o que de fato se praticava, pois o ensino de Geometria, quando ocorria, ainda era concebido e exercido da antiga forma, com ênfase nos teoremas e nas demonstrações.
id UFSC_4546fd08d9d6a7d080bc4e45087da1cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203129
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometriaGeometriaMateriais DidáticosMovimento da Matemática ModernaHistória da Educação MatemáticaSanta CatarinaEsta pesquisa se remete ao passado para evidenciar os elementos que poderão ajudar a compreender como foi possível a inserção dos materiais didáticos na prática pedagógica de se ensinar Geometria. Sendo assim, voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento em que a Matemática sofreu grandes mudanças quanto à linguagem, à estrutura e à metodologia. Essas décadas marcam a instauração e o auge do ideário do Movimento da Matemática Moderna (MMM), sendo a Geometria um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto à sua estrutura e metodologia. Diante disso, esta pesquisa buscou verificar como se deu a presença dos materiais didáticos no ensino de Geometria aplicado ao Ginásio, no Estado de Santa Catarina. Para isso, primeiramente se caracterizou o ideário do MMM com vistas aos materiais didáticos envolvendo o ensino de Geometria, sinalizando três aspectos: os tipos de materiais, os conteúdos que eles abordavam e as orientações teóricometodológicas sugeridas para essa prática. Com base nessas informações, tomaram-se quatro documentos normativos de Santa Catarina referentes às décadas de análise e observaram-se, no nível do discurso, os materiais que eram sugeridos, os conteúdos que eram tratados e quais eram as orientações fornecidas. Como discurso foi possível perceber nos documentos que o uso de materiais didáticos apontados para o ensino catarinense de Geometria estava baseado nas indicações do ideário do MMM, sugerindo-se que fossem usados para tratar da Geometria por meio das transformações. Em seguida, a partir da caracterização do ideário do MMM, analisou-se a prática pedagógica empregada, tomando-se por base as entrevistas com professores de Matemática das décadas de 1960 e 1970. Buscou-se analisar quais materiais eram usados, para que conteúdo, quais as características desse uso e o que justificava teórico-metodologicamente tal prática. No que se refere à prática, notou-se que não havia essa estreita relação entre o que propunha o ideário do MMM e o que de fato se praticava, pois o ensino de Geometria, quando ocorria, ainda era concebido e exercido da antiga forma, com ênfase nos teoremas e nas demonstrações.2019-12-18T12:56:04Z2019-12-18T12:56:04Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203129Rocco, Cristiani Maria Kusmaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:56:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203129Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:56:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
title Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
spellingShingle Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
Rocco, Cristiani Maria Kusma
Geometria
Materiais Didáticos
Movimento da Matemática Moderna
História da Educação Matemática
Santa Catarina
title_short Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
title_full Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
title_fullStr Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
title_full_unstemmed Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
title_sort Práticas e Discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria
author Rocco, Cristiani Maria Kusma
author_facet Rocco, Cristiani Maria Kusma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocco, Cristiani Maria Kusma
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Materiais Didáticos
Movimento da Matemática Moderna
História da Educação Matemática
Santa Catarina
topic Geometria
Materiais Didáticos
Movimento da Matemática Moderna
História da Educação Matemática
Santa Catarina
description Esta pesquisa se remete ao passado para evidenciar os elementos que poderão ajudar a compreender como foi possível a inserção dos materiais didáticos na prática pedagógica de se ensinar Geometria. Sendo assim, voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento em que a Matemática sofreu grandes mudanças quanto à linguagem, à estrutura e à metodologia. Essas décadas marcam a instauração e o auge do ideário do Movimento da Matemática Moderna (MMM), sendo a Geometria um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto à sua estrutura e metodologia. Diante disso, esta pesquisa buscou verificar como se deu a presença dos materiais didáticos no ensino de Geometria aplicado ao Ginásio, no Estado de Santa Catarina. Para isso, primeiramente se caracterizou o ideário do MMM com vistas aos materiais didáticos envolvendo o ensino de Geometria, sinalizando três aspectos: os tipos de materiais, os conteúdos que eles abordavam e as orientações teóricometodológicas sugeridas para essa prática. Com base nessas informações, tomaram-se quatro documentos normativos de Santa Catarina referentes às décadas de análise e observaram-se, no nível do discurso, os materiais que eram sugeridos, os conteúdos que eram tratados e quais eram as orientações fornecidas. Como discurso foi possível perceber nos documentos que o uso de materiais didáticos apontados para o ensino catarinense de Geometria estava baseado nas indicações do ideário do MMM, sugerindo-se que fossem usados para tratar da Geometria por meio das transformações. Em seguida, a partir da caracterização do ideário do MMM, analisou-se a prática pedagógica empregada, tomando-se por base as entrevistas com professores de Matemática das décadas de 1960 e 1970. Buscou-se analisar quais materiais eram usados, para que conteúdo, quais as características desse uso e o que justificava teórico-metodologicamente tal prática. No que se refere à prática, notou-se que não havia essa estreita relação entre o que propunha o ideário do MMM e o que de fato se praticava, pois o ensino de Geometria, quando ocorria, ainda era concebido e exercido da antiga forma, com ênfase nos teoremas e nas demonstrações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-12-18T12:56:04Z
2019-12-18T12:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203129
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035867803648