Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedet, Márcia Leandro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020
id UFSC_45618155c59e8c462576d5f5b8eac009
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216112
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básicaTecnologias da informação e comunicaçãoLetramento digitalProfessores de ensino fundamentalEducação básicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020A partir da constante evolução tecnológica e necessidade de aprimoramento/desenvolvimento de novas competências quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a presente pesquisa relata estudo sobre as competências digitais dos professores da rede básica de ensino. Com base em tal abordagem, e como aporte teórico, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental de forma exploratória sobre a Educação Básica, e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Legislação Educacional Brasileira. Também se descreveu um percurso histórico da definição da variável ?competência? na educação, para assim poder discorrer sobre o termo ?competência digital?, e alguns padrões (modelos) elaborados para mensurar e aprimorar tais conhecimentos docentes. Assim, a partir do Modelo de Competência Digital para Docente ? DigCompEdu, realizou-se um estudo de caso visando identificar o nível de competência dos atores envolvidos. Com base nos resultados, além da mensuração das competências digitais, realizaram-se sugestões/recomendações para progressão das mesmas, e evidenciaram-se algumas ferramentas que podem contribuir em tal processo. Nesse viés a pesquisa constatou o nível básico (A2), de conhecimento docente quanto à integração e uso das tecnologias digitais em práticas didáticas, evidenciando um longo caminho a percorrer, uma vez que tal temática é objeto de poucas pesquisas. Contudo, considera-se que o passo inicial foi realizado por meio deste estudo, sendo necessárias ações futuras, como a implementação de cursos de formação continuada na área de competência digital para docentes da rede básica de ensino, por meio de ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem.Abstract: Based on the constant technological evolution and the need to improve / develop new skills regarding the use of Information and Communication Technologies, this research reports a study on the digital skills of teachers in the basic education network. Based on this approach, and as a theoretical contribution, bibliographical and documentary research was carried out in an exploratory way on Basic Education, and the integration of Information and Communication Technologies with the Brazilian Educational Legislation. A historical path was also described in the definition of the variable ?competence? in education, so that it could discuss the term ?digital competence?, and some standards (models) designed to measure and improve such teaching knowledge. Thus, from the Digital Competence Model for Teachers - DigCompEdu, a case study was carried out to identify the level of competence of the actors involved. Based on the results, in addition to measuring digital skills, suggestions / recommendations were made for their progression, and some tools that can contribute to such a process were highlighted. In this bias, the research found the basic level (A2), of teaching knowledge regarding the integration and use of digital technologies in didactic practices, showing a long way to go, since this theme is the subject of little research. However, it is considered that the initial step was carried out through this study, requiring future actions, such as the implementation of continuing education courses in the area of digital competence for teachers in the basic education network, through virtual teaching environments and of learning.Lunardi, Giovani MendonçaUniversidade Federal de Santa CatarinaBenedet, Márcia Leandro2020-10-21T21:25:51Z2020-10-21T21:25:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| ils., gráfs. tabs.application/pdf369917https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:25:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:25:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
title Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
spellingShingle Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
Benedet, Márcia Leandro
Tecnologias da informação e comunicação
Letramento digital
Professores de ensino fundamental
Educação básica
title_short Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
title_full Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
title_fullStr Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
title_full_unstemmed Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
title_sort Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica
author Benedet, Márcia Leandro
author_facet Benedet, Márcia Leandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunardi, Giovani Mendonça
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedet, Márcia Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Letramento digital
Professores de ensino fundamental
Educação básica
topic Tecnologias da informação e comunicação
Letramento digital
Professores de ensino fundamental
Educação básica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:25:51Z
2020-10-21T21:25:51Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369917
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112
identifier_str_mv 369917
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.| ils., gráfs. tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652370652954624