Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar. Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã. |
id |
FEBAB-1_2f339fa4efaf4dc3e01ca1fe1ca5f481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/957 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadoresCompetência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor.O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar. Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1953-19671980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957/919Copyright (c) 2017 Cláudia Maria Pinto de Abreu Pecegueiro, Cassia Cordeiro Furtado, Raimunda Rmamos Marinhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPecegueiro, Cláudia Maria Pinto de AbreuFurtado, Cassia CordeiroMarinho, Raimunda Rmamos2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/957Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
title |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
spellingShingle |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor. |
title_short |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
title_full |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
title_fullStr |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
title_full_unstemmed |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
title_sort |
Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores |
author |
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu |
author_facet |
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu Furtado, Cassia Cordeiro Marinho, Raimunda Rmamos |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Cassia Cordeiro Marinho, Raimunda Rmamos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu Furtado, Cassia Cordeiro Marinho, Raimunda Rmamos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor. |
topic |
Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor. |
description |
O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar. Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957/919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1953-1967 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1820240351881854976 |