Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Furtado, Cassia Cordeiro, Marinho, Raimunda Rmamos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957
Resumo: O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar.  Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã.
id FEBAB-1_2f339fa4efaf4dc3e01ca1fe1ca5f481
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/957
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadoresCompetência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor.O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar.  Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1953-19671980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957/919Copyright (c) 2017 Cláudia Maria Pinto de Abreu Pecegueiro, Cassia Cordeiro Furtado, Raimunda Rmamos Marinhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPecegueiro, Cláudia Maria Pinto de AbreuFurtado, Cassia CordeiroMarinho, Raimunda Rmamos2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/957Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
title Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
spellingShingle Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor.
title_short Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
title_full Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
title_fullStr Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
title_full_unstemmed Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
title_sort Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores
author Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
author_facet Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Furtado, Cassia Cordeiro
Marinho, Raimunda Rmamos
author_role author
author2 Furtado, Cassia Cordeiro
Marinho, Raimunda Rmamos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Furtado, Cassia Cordeiro
Marinho, Raimunda Rmamos
dc.subject.por.fl_str_mv Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor.
topic Competência digital. Tecnologias de informação e comunicação – aprendizagem. Tecnologias digitais – professor.
description O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa que investiga sobre competência digital de professores da educação básica, participantes do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para a inclusão social da comunidade escolar.  Estudo de natureza quali-quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, observação direta e aplicação de questionários, com objetivos de traçar o perfil dos docentes, frequência de acesso e uso internet, aferir a frequência de acesso e uso internet, mapear fontes e suportes de informação utilizados pelos sujeitos investigados, e identificar competências e práticas desses docentes no uso das tecnologias digitais. No século XXI o conceito de leitura e escrita teve sua abordagem ampliada, passando a envolver novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, estando em relevo a informação digital, possibilitando ao indivíduo participar plenamente na vida social e cívica. Notadamente para desempenhar seu labor, por envolver crianças e jovens da Geração Z e da Geração Alpha. Conclui que a sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, onde os docentes devem ser o gateway das bibliotecas digitais do alunado, a fim de suprir as lacunas das bibliotecas escolares e atender às necessidades informacionais dos mesmos para estudo e para formação cidadã.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/957/919
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1953-1967
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777653981184