A permanência dos estudantes nos Institutos Federais de Educação: um estudo sobre as condições de vida e as condições institucionais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226812 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2021. |
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A permanência dos estudantes nos Institutos Federais de Educação: um estudo sobre as condições de vida e as condições institucionaisServiço socialEstudantesInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiaEstudantesEstudantesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2021.Esta tese debate a permanência estudantil nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina. O objetivo geral da pesquisa é compreender as condições para a permanência de seus estudantes, a partir da interlocução entre as suas condições de vida e as condições institucionais. Entende-se as condições de vida dos estudantes como sendo o produto da participação dos mesmos no processo de produção e reprodução social. As condições institucionais são aquelas dadas pelas instituições de ensino e, nesse trabalho, englobam os programas do IFSC e as ações desenvolvidas pelos cursos visando favorecer a permanência estudantil. O estudo é orientado pelo método crítico dialético e ancorado em pesquisa de natureza qualitativa com base em questionários, entrevistas e análise de documentos. São analisados documentos institucionais (leis, resoluções, instruções normativas, portarias e outros) e programas do IFSC voltados para a permanência estudantil, além de entrevistas semiestruturadas com dez professores coordenadores de cursos técnicos subsequentes dos campi Florianópolis e Caçador e questionários com duzentos e sessenta e três estudantes desses cursos e campi. A emergência da pandemia da Covid-19 induz a incorporação de novos contatos com os coordenadores e estudantes participantes da pesquisa para captar alguns aspectos das condições de vida e as suas interrelações com a permanência estudantil no novo contexto. O retrato das condições de vida dos estudantes é elaborado a partir das informações sobre as características individuais (idade, gênero, vínculos ou não de trabalho), as características de seus grupos familiares, a inserção deles nesses grupos, além da presença de filhos ou de familiares dependentes e os níveis de responsabilidades familiares que são assumidos por eles. As condições institucionais de permanência abrangem os programas de permanência, entre os quais citam-se os auxílios financeiros do Programa Nacional de Assistência Estudantil ? PNAES, o fomento à participação em atividades voltadas para a aprendizagem, atendimentos extraclasse, entre outros. O acolhimento dos professores e coordenadores e as negociações que estabelecem com os estudantes também compõem as condições institucionais e congregam um conjunto de práticas produzidas no cotidiano dos cursos. Através da análise dessas informações se estabelece a dialética entre condições de vida e condições institucionais. A partir dela indica-se alguns eixos para subsidiar a elaboração de estratégias de permanência estudantil no IFSC sob os seguintes títulos: as condições de vida como norteadores do planejamento dos cursos; o trabalho como referente material e simbólico para a permanência; a invisibilidade da reprodução social; o ingresso por sorteio público; as dificuldades de aprendizagens e outras questões pedagógicas na relação com a permanência estudantil e por fim, a discussão sobre os programas e as ações institucionais. Enfim, a análise empreendida indica a importância de se adotar as condições de vida dos estudantes como indicador fundamental para o planejamento das condições institucionais. Isso coloca em primeiro plano a responsabilidade do IFSC na construção de caminhos favoráveis à permanência estudantil.Abstract: This thesis examines the ?permanence? of students in ?subsequent? technical courses at the Federal Institute of Education of Santa Catarina (IFSC) [offered to high school graduates]. The general objective of the study is to understand the conditions students need to complete these courses, by considering their living conditions and conditions at the institution. Student living conditions are understood as a product of their participation in social production and reproduction. Institutional conditions are those presented by the educational institutions, which, in the case of this study, encompass the IFSC programs and the actions taken by its courses to favor students? permanence. The study is guided by a critical-dialectical method and anchored in qualitative research based on questionnaires, interviews, and document analysis. Institutional documents (laws, resolutions, normative instructions, decrees and others), and IFSC programs focused on student permanence are analyzed, as well as semi-structured interviews with ten teachers who are coordinators of subsequent technical courses at the Florianópolis and Caçador campuses, and the responses to questionnaires issued to two hundred and sixty three students of these courses. The Covid-19 pandemic induced the realization of new forms of contact with the coordinators and students participating in the research to capture some aspects of their living conditions and their inter-relations with student permanence in this new context. The portrait of the students? living conditions is prepared through information about individual characteristics (age, gender, whether they have labor ties or not), the characteristics of their family groups, their insertion in these groups, as well as the presence of children or dependent family members and the level of family responsibilities that they assume. The institutional conditions that influence student permanence encompass programs to encourage permanence, which include financial assistance from the National Student Assistance Program ? PNAES, support to participation in learning activities, extra-class contacts, and others. Support from teachers and coordinators and the negotiations that they undertake with students also compose the institutional conditions and include a group of practices produced in daily course activities. Through an analysis of this information a dialectic is established between living conditions and institutional conditions, which allows indicating efforts that can support the elaboration of strategies to help student remain at IFSC, with the following titles: living conditions as guides for course planning; work as a material and symbolic reference for permanence; the invisibility of social reproduction; the entrance through public lottery; learning difficulties and other pedagogical issues related to student permanence and, finally, discussions about the institutional programs and actions. Thus, the analysis indicates the importance of considering the living conditions of students as a fundamental indicator for planning institutional conditions, giving priority to IFSC?s responsibility to the construction of paths that are favorable to student permanence.2021Mioto, Regina Célia TamasoUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Patricia Maccarini2021-08-23T14:03:26Z2021-08-23T14:03:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis324 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf372365https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226812porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226812Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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