Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crispim, Tainara Delaria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224081
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_45a931181b4bacc6b41653a5e1ba3734
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224081
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SCEducação Física Escolar, Desenvolvimento Motor, Deficiência; Programa de Intervenção MotoraTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Historicamente as pessoas com deficiências são vistas como incapazes de levar uma vida independente, por séculos esta visão se manteve no campo educacional, mais especificamente no campo da Educação Física. No entanto, grandes avanços foram realizados, dessa forma, a Educação Física Escolar tem se tornado de grande importância para a promoção de saúde para os escolares, tornando-se um meio para a adoção de hábitos saudáveis. Contudo, muitos aspectos voltados a qualidade de vida, a prática de atividade física e ao desenvolvimento de habilidades motoras ainda são difíceis de serem alcançados, dessa forma, notou-se a necessidade de programas de intervenção motora serem desenvolvidos, pois é somente com as habilidades fundamentais de locomoção, manipulação e estabilidade que o ser humano consegue obter capacidades motoras para realizar atividades físicas no futuro. Deste modo, o presente estudo objetivou analisar as razões dos pais ou responsáveis para matricular crianças com deficiência em idade escolar em programas de intervenção motora, em uma unidade de Florianópolis-SC. Como fonte de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas, com quatro mães que tem seus filhos matriculados no programa de intervenção motora e em uma unidade de ensino básico. Os dados foram interpretados como base no método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2009), no qual categorias foram criadas tendo em base os objetivos do trabalho, com a finalidade de direcionamento ao roteiro de entrevista. Ao final do processo foi possível constatar que há inúmeras razões pelas quais os pais matriculam seus filhos em programas de intervenção motora. Dentre as razões encontram-se: a busca por uma melhor qualidade de vida e o bem-estar; melhora no comportamento e na concentração; busca por uma atividade física e ampliação das questões motoras; atendimento individualizado voltado às necessidades da criança.Historically, people with disabilities are seen as incapable of leading an independent life, for centuries this view has remained in the educational field, more specifically in the field of Physical Education. However, great advances have been made, in this way, school Physical Education has became a strong source of health promotion for students, becoming a path for the adoption of healthy habits. However, many aspects related to quality of life, the practice of physical activity and the development of motor skills are still difficult to be achieved, thus, it was noted the need for motor intervention programs to be developed, as it is only with the skills fundamental locomotion, manipulation and stability that human beings are able to obtain motor skills to perform physical activities in the future. Thus, the present study aimed to analyze the reasons of parents or guardians to enroll children with disabilities at school age in motor intervention programs, in a unit in Florianópolis-SC. As a source of data, semi-structured interviews were conducted with 4 mothers who have their child enrolled in the motor intervention program and in a basic education unit. The data were interpreted as a basis for the content analysis method, proposed by Bardin (2009), in which categories were created based on the objectives of the work, with the purpose of directing the interview script. At the end of the process, it was found that there are numerous reasons why parents enroll their children in motor intervention programs. Among the reasons are quality of life and well-being; improvement in behavior and concentration; search for physical activity and expansion of motor issues; individualized care geared to the child's needs.Florianópolis, SCSeron, Bruna BarbosaSchmoelz, CamilieUniversidade Federal de Santa CatarinaCrispim, Tainara Delaria2021-05-28T16:27:42Z2021-05-28T16:27:42Z2021-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224081info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-09T19:25:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T19:25:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
title Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
spellingShingle Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
Crispim, Tainara Delaria
Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor, Deficiência; Programa de Intervenção Motora
title_short Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
title_full Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
title_fullStr Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
title_full_unstemmed Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
title_sort Razões de pais de escolares com deficiência para matricular seus filhos em programas de intervenção motora em Florianópolis - SC
author Crispim, Tainara Delaria
author_facet Crispim, Tainara Delaria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seron, Bruna Barbosa
Schmoelz, Camilie
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Crispim, Tainara Delaria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor, Deficiência; Programa de Intervenção Motora
topic Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor, Deficiência; Programa de Intervenção Motora
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28T16:27:42Z
2021-05-28T16:27:42Z
2021-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224081
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909939068928