A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Rafael kanitz
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Krebs, Ruy Jornada, Valentini, Nadia Cristina, Tkac, Claudio Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6133
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar a influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade ente 6 e 7 anos. Sessenta escolares foram distribuídos aleatoriamente, de forma pareada, em três grupos: (G1) grupo com prática aleatória, (G2) grupo com prática em blocos e (G3), grupo controle. O experimento foi composto por três fases: pré-teste, programa de intervenção e pós-teste. Na fase de pré-teste, todos os grupos foram avaliados quanto ao desempenho das habilidades locomotoras, através da bateria de testes TGMD-2. Apenas G1 e G2, participaram do programa de intervenção. No pós-teste, todos os grupos foram reavaliados. Para a comparação das médias de desempenho dos grupos, foi utilizado o teste ANOVA One Way, adotando como nível α: 0,05. Os resultados demonstraram uma diferença significativa nas médias de desempenho dos grupos de tratamento, quanto comparado ao grupo controle, na fase de pós-teste.
id UEM-9_a5e9d5aba6309837c751014589cd9507
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/6133
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133Intervenção motoraDesempenho motorAprendizagem MotoraEste estudo teve por objetivo investigar a influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade ente 6 e 7 anos. Sessenta escolares foram distribuídos aleatoriamente, de forma pareada, em três grupos: (G1) grupo com prática aleatória, (G2) grupo com prática em blocos e (G3), grupo controle. O experimento foi composto por três fases: pré-teste, programa de intervenção e pós-teste. Na fase de pré-teste, todos os grupos foram avaliados quanto ao desempenho das habilidades locomotoras, através da bateria de testes TGMD-2. Apenas G1 e G2, participaram do programa de intervenção. No pós-teste, todos os grupos foram reavaliados. Para a comparação das médias de desempenho dos grupos, foi utilizado o teste ANOVA One Way, adotando como nível α: 0,05. Os resultados demonstraram uma diferença significativa nas médias de desempenho dos grupos de tratamento, quanto comparado ao grupo controle, na fase de pós-teste.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2009-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6133Journal of Physical Education; Vol 20 No 2 (2009); 171-181Journal of Physical Education; Vol. 20 Núm. 2 (2009); 171-181Journal of Physical Education; v. 20 n. 2 (2009); 171-1812448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6133/4427Braga, Rafael kanitzKrebs, Ruy JornadaValentini, Nadia CristinaTkac, Claudio Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:37:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/6133Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:37:43Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
title A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
spellingShingle A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
Braga, Rafael kanitz
Intervenção motora
Desempenho motor
Aprendizagem Motora
title_short A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
title_full A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
title_fullStr A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
title_full_unstemmed A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
title_sort A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
author Braga, Rafael kanitz
author_facet Braga, Rafael kanitz
Krebs, Ruy Jornada
Valentini, Nadia Cristina
Tkac, Claudio Marcelo
author_role author
author2 Krebs, Ruy Jornada
Valentini, Nadia Cristina
Tkac, Claudio Marcelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Rafael kanitz
Krebs, Ruy Jornada
Valentini, Nadia Cristina
Tkac, Claudio Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção motora
Desempenho motor
Aprendizagem Motora
topic Intervenção motora
Desempenho motor
Aprendizagem Motora
description Este estudo teve por objetivo investigar a influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade ente 6 e 7 anos. Sessenta escolares foram distribuídos aleatoriamente, de forma pareada, em três grupos: (G1) grupo com prática aleatória, (G2) grupo com prática em blocos e (G3), grupo controle. O experimento foi composto por três fases: pré-teste, programa de intervenção e pós-teste. Na fase de pré-teste, todos os grupos foram avaliados quanto ao desempenho das habilidades locomotoras, através da bateria de testes TGMD-2. Apenas G1 e G2, participaram do programa de intervenção. No pós-teste, todos os grupos foram reavaliados. Para a comparação das médias de desempenho dos grupos, foi utilizado o teste ANOVA One Way, adotando como nível α: 0,05. Os resultados demonstraram uma diferença significativa nas médias de desempenho dos grupos de tratamento, quanto comparado ao grupo controle, na fase de pós-teste.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6133
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6133/4427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 20 No 2 (2009); 171-181
Journal of Physical Education; Vol. 20 Núm. 2 (2009); 171-181
Journal of Physical Education; v. 20 n. 2 (2009); 171-181
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732542385192960