Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmaz, Anderson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181242
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.
id UFSC_45b22953b4948f747a561ef6adc518c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181242
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtosEngenharia de produçãoJogosAprendizagemProdutos novosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.O desenvolvimento bem-sucedido de novos produtos está diretamente relacionado à aprendizagem. Por isto, funcionários de empresas devem manter-se atualizados, constantemente aprendendo sobre produtos, processos e mercado, para garantir o lançamento de produtos competitivos. Existem diversos meios de aprendizagem utilizados na área de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) para o ensino de funcionários, incluindo meios de engajamento, como os métodos de Aprendizagem Ativa (AA). O uso de jogos é um meio de aprendizagem ativa. Os jogos motivam, envolvem, são divertidos e as novas gerações estão acostumadas com eles. Contudo, o uso de jogos no ambiente de DNP em empresas ainda carece de estudos. Segundo revisão de literatura, desenvolvida nesta pesquisa, nenhum dos modelos de desenvolvimento de jogos existentes poderia ser aplicado com o fim de difundir práticas no ambiente de DNP de uma empresa. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi criar um modelo para desenvolver jogos de ensino que possam ser aplicados em empresas na área de DNP. O modelo foi construído com base nos pressupostos teóricos de jogos e da literatura de AA.Para a construção do modelo, foi necessário identificar os elementos básicos para a formação de jogos, definir a estrutura básica do jogo, definir o sequenciamento das etapas para o desenvolvimento de jogos e estabelecer os critérios de medição de desempenho do jogo. O modelo foi refinado por meio do desenvolvimento de jogos pilotos. Por fim, o modelo final foi utilizado para o desenvolvimento de um jogo aplicado em uma equipe de DNP de uma empresa multinacional. Os resultados indicaram que o jogo foi bem-sucedido, pois observou-se que os participantes ficaram atentos, tiveram êxito na execução das tarefas, concordaram sobre a importância do assunto aprendido, consideraram útil o que aprenderam, e afirmaram que o jogo foi claro e simples de ser jogado. Os estudos futuros sugeridos são o desenvolvimento de jogo com interfaces gráficas para a eliminação do facilitador do jogo, o desenvolvimento de um jogo para uso com interface de diferentes equipes e uma avaliação estruturada do resultado do jogo após meses do treinamento dado.Abstract : The successful development of new products is directly related to learning. Therefore, company employees must keep up-to-date, which means, they may be constantly learning about products, processes and the market, to ensure the launch of competitive products. There are several learning ways used in the area of New Product Development (NPD) for teaching employees, including means of engagement, such as Active Learning (AL) methods. The use of games is a means of active learning. Games motivate, involve and they are fun, besides that new generations are used to them. However, the use of games in the NPD environment in companies still needs to be studied. According to a literature review, developed in this research, none of the existing game development models could be applied in order to disseminate practices in a company's DNP environment. In this way, this work aimed to create a model to develop educational games that can be applied in companies in the area of DNP.The model was constructed based on the theoretical assumptions of games and AL literature. For the construction of the model, it was necessary to identify the basic elements for games formation, to define the basic structure of the game, to define the sequencing of the stages for the development of games and to establish the criteria for game performance measuring. The model was refined through the development of pilots. Finally, the final model was used for the development of a game applied in a DNP team of a multinational company. The results indicated that the game was successful, because it was observed that the participants were attentive, they were successful in the execution of the tasks purposed, they agreed on the importance of the subject learned, they considered that what they´ve learned were useful, and they affirmed the game was clear and simple to play. Future studies are suggested for development of the game with graphical interfaces for elimination of the game facilitator, development of a game for use with interface of different teams and a structured evaluation of the outcome of the game after months of the given training.Possamai, OsmarUniversidade Federal de Santa CatarinaDalmaz, Anderson2017-11-21T03:19:59Z2017-11-21T03:19:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il.application/pdf348712https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181242porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-21T03:19:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-21T03:19:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
title Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
spellingShingle Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
Dalmaz, Anderson
Engenharia de produção
Jogos
Aprendizagem
Produtos novos
title_short Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
title_full Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
title_fullStr Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
title_full_unstemmed Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
title_sort Proposta de um modelo para criação de jogos para aprendizagem em ambientes de desenvolvimento de novos produtos
author Dalmaz, Anderson
author_facet Dalmaz, Anderson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Possamai, Osmar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmaz, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Jogos
Aprendizagem
Produtos novos
topic Engenharia de produção
Jogos
Aprendizagem
Produtos novos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T03:19:59Z
2017-11-21T03:19:59Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348712
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181242
identifier_str_mv 348712
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396631425024