Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaignac, Selma
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges, Reis, Pedro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8256
Resumo: A discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior. O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade.
id RCAP_c8dc2cf96253083dd8e19ba5360e5083
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de JornalismoJogoEnsino e aprendizagemJornalismoA discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior. O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade.*TRS Tecnologia, Redes e SociedadeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCavaignac, SelmaGouveia, Luis BorgesReis, Pedro2019-11-27T11:08:49Z2019-11-01T00:00:00Z2019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:39Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:09.982379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
title Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
spellingShingle Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
Cavaignac, Selma
Jogo
Ensino e aprendizagem
Jornalismo
title_short Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
title_full Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
title_fullStr Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
title_full_unstemmed Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
title_sort Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo
author Cavaignac, Selma
author_facet Cavaignac, Selma
Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaignac, Selma
Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Ensino e aprendizagem
Jornalismo
topic Jogo
Ensino e aprendizagem
Jornalismo
description A discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior. O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27T11:08:49Z
2019-11-01T00:00:00Z
2019-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8256
url http://hdl.handle.net/10284/8256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv *TRS Tecnologia, Redes e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv *TRS Tecnologia, Redes e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130317942947840