Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Interlandi, Guilherme Fariello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171498
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
id UFSC_45be6389cdaae1813b525acc5309dbd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171498
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentadRealidade aumentada: Kart;Fusão de dados.Increased reality: Kart; Fusion of data.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.Este projeto não foi realizado em uma empresa, ele partiu de uma idéia pessoal e teve somente a supervisão do orientador. O que motivou este projeto foram duas características presentes em corridas amadoras de kart que podiam ser melhoradas. Primeiro foi a dificuldade de ocorrer ultrapassagens, uma vez que por falta de habilidade, um corredor pode ficar minutos ou até uma corrida inteira atrás de outro corredor mais lento. Segundo, diferenças de peso e habilidade dos jogadores e muitas vezes da regulagem do kart podem fazer com que um jogador adquira uma grande distância entre os outros competidores, causando assim desânimo e descontentamento nestes que percebem que não conseguirão ganhar. Com o intuito de solucionar estes problemas e adicionalmente aumentar o divertimento nas corridas, surgiu a idéia de implementar uma versão real do jogo Mario Kart®. Mario Kart para quem não conhece, é um jogo produzido pela empresa japonesa Nintendo, onde os jogadores controlam personagens dirigindo karts e além das capacidades óbvias de manobrar, acelerar e frear o veículo, os jogadores podem também adquirir itens no decorrer da corrida que podem lhe trazer benefícios como aumento de velocidade ou podem causar malefícios ao adversário, como redução de sua velocidade. Foi observado o fator de minimização do custo total do sistema para facilitar a sua replicação caso venha a ser aplicada comercialmente. Ao final do projeto foi produzido um kart protótipo equipado com um sensor de posição desenvolvido e um sistema de controle de potência, bem como o protocolo e infraestrutura de comunicação com um computador fixo e o software que roda neste computador para que sejam calculadas as interações entre o kart e o mundo virtual.This project was not carried out in a business, he set a personal idea and only had the oversight of the supervisor. What motivated this project were two features present in amateur racing kart that could be improved. First was the difficulty of overtaking occurs, since for lack of skill, a runner can be minutes or even an entire race behind another slower runner. Second, differences in weight and skill of the players and often the kart adjustment may cause a player to acquire a large distance between the other competitors, thus causing dismay and discontent those who realize that they cannot win. In order to solve these problems and further increase the fun at the races, the idea of implementing a real version of the game Mario Kart®. Mario Kart for those unfamiliar, is a game produced by the Japanese company Nintendo, where players control characters driving karts and beyond the obvious ability to maneuver, accelerate and brake the vehicle, players can also acquire items during the race that may bring benefits such as increased speed or may cause harm to the opponent, such as reducing they speed. Minimizing the total cost factor system has been considered to facilitate its replication in case it is applied commercially. At the end of the project it has produced a kart prototype equipped with a developed position sensor and a power control system as well as the protocol and communications infrastructure with a fixed computer and the software that runs on this computer so that the interactions are calculated from the kart and the virtual world.Florianópolis, SC.Moreno, Ubirajara FrancoUniversidade Federal de Santa CatarinaInterlandi, Guilherme Fariello2016-12-13T14:31:51Z2016-12-13T14:31:51Z2016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171498porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-13T14:31:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-13T14:31:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
title Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
spellingShingle Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
Interlandi, Guilherme Fariello
Realidade aumentada: Kart;Fusão de dados.
Increased reality: Kart; Fusion of data.
title_short Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
title_full Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
title_fullStr Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
title_full_unstemmed Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
title_sort Fusão de dados para posicionamento aplicada a corrida de kart com elementos adicionais através de realidade aumentad
author Interlandi, Guilherme Fariello
author_facet Interlandi, Guilherme Fariello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreno, Ubirajara Franco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Interlandi, Guilherme Fariello
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada: Kart;Fusão de dados.
Increased reality: Kart; Fusion of data.
topic Realidade aumentada: Kart;Fusão de dados.
Increased reality: Kart; Fusion of data.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T14:31:51Z
2016-12-13T14:31:51Z
2016-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171498
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652008939323392