A escrita numérica por crianças surdas bilíngües

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Márcia Cristina Amaral da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988
Resumo: O presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.
id UFSC_4619c9cee032384421b90d28b7379980
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190988
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escrita numérica por crianças surdas bilíngüesEducação MatemáticaEscrita numéricaEducação de SurdosO presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.UEM2018-11-01T05:45:11Z2018-11-01T05:45:11Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Márcia Cristina Amaral da. A escrita numérica por crianças surdas bilíngües. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá. 2008. Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueirahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988SILVA, Márcia Cristina Amaral daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-25T19:25:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190988Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-25T19:25:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
title A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
spellingShingle A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
SILVA, Márcia Cristina Amaral da
Educação Matemática
Escrita numérica
Educação de Surdos
title_short A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
title_full A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
title_fullStr A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
title_full_unstemmed A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
title_sort A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
author SILVA, Márcia Cristina Amaral da
author_facet SILVA, Márcia Cristina Amaral da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Márcia Cristina Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Escrita numérica
Educação de Surdos
topic Educação Matemática
Escrita numérica
Educação de Surdos
description O presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-11-01T05:45:11Z
2018-11-01T05:45:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Márcia Cristina Amaral da. A escrita numérica por crianças surdas bilíngües. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá. 2008. Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988
identifier_str_mv SILVA, Márcia Cristina Amaral da. A escrita numérica por crianças surdas bilíngües. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá. 2008. Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEM
publisher.none.fl_str_mv UEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651893622177792