A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988 |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos. |
id |
UFSC_4619c9cee032384421b90d28b7379980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190988 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngüesEducação MatemáticaEscrita numéricaEducação de SurdosO presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.UEM2018-11-01T05:45:11Z2018-11-01T05:45:11Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Márcia Cristina Amaral da. A escrita numérica por crianças surdas bilíngües. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá. 2008. Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueirahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988SILVA, Márcia Cristina Amaral daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-25T19:25:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190988Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-25T19:25:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
title |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
spellingShingle |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües SILVA, Márcia Cristina Amaral da Educação Matemática Escrita numérica Educação de Surdos |
title_short |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
title_full |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
title_fullStr |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
title_full_unstemmed |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
title_sort |
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües |
author |
SILVA, Márcia Cristina Amaral da |
author_facet |
SILVA, Márcia Cristina Amaral da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Márcia Cristina Amaral da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Escrita numérica Educação de Surdos |
topic |
Educação Matemática Escrita numérica Educação de Surdos |
description |
O presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-11-01T05:45:11Z 2018-11-01T05:45:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Márcia Cristina Amaral da. A escrita numérica por crianças surdas bilíngües. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá. 2008. Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988 |
identifier_str_mv |
SILVA, Márcia Cristina Amaral da. A escrita numérica por crianças surdas bilíngües. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá. 2008. Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEM |
publisher.none.fl_str_mv |
UEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651893622177792 |