Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828 |
Resumo: | Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/495 |
id |
UFSC_461b3408679fb74a7ae30c6ce5a454b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204828 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914História da Educação MatemáticaSanta CatarinaPráticas do ensinoAritméticaFormação de professoresDisponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/495Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas históricas da formação dos professores e procura caracterizar como se organizavam as atividades relativas à formação prática do professor primário catarinense, de 1892 até 1914, no ensino de aritmética. Uma operação historiográfica realizada nos documentos normativos e imprensa local permitiram categorizar dois momentos. Um primeiro momento com ações do governo para criação de uma Escola-Modelo, local das práticas do ensino na formação, a partir de 1894, que cessa por volta de 1905. Num segundo momento, o ano de 1911 marca uma importante reforma de ensino no estado promovida por Orestes Guimarães, professor paulista comissionado, que implementou a divulgação do método intuitivo por meio de “aulas de praticagem” até 1914. Assim reconhecemos, ao longo desses dois momentos, que a formação prática do professor (em formação ou em exercício) para o ensino da aritmética no ensino primário estava fundamentada na observação de modelos.Argumentos Pró-Educação2020-03-13T19:04:35Z2020-03-13T19:04:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUNKES, M. E. ; COSTA, D. A. ; ZIMMER, I. . Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 967-992, 2019.2448-2803https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828Lunkes, Maiara ElisCosta, David Antonio daZimmer, Iaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T19:04:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204828Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-13T19:04:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
title |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
spellingShingle |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 Lunkes, Maiara Elis História da Educação Matemática Santa Catarina Práticas do ensino Aritmética Formação de professores |
title_short |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
title_full |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
title_fullStr |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
title_sort |
Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914 |
author |
Lunkes, Maiara Elis |
author_facet |
Lunkes, Maiara Elis Costa, David Antonio da Zimmer, Iara |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio da Zimmer, Iara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunkes, Maiara Elis Costa, David Antonio da Zimmer, Iara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Santa Catarina Práticas do ensino Aritmética Formação de professores |
topic |
História da Educação Matemática Santa Catarina Práticas do ensino Aritmética Formação de professores |
description |
Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/495 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-13T19:04:35Z 2020-03-13T19:04:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUNKES, M. E. ; COSTA, D. A. ; ZIMMER, I. . Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 967-992, 2019. 2448-2803 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828 |
identifier_str_mv |
LUNKES, M. E. ; COSTA, D. A. ; ZIMMER, I. . Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 967-992, 2019. 2448-2803 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Argumentos Pró-Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Argumentos Pró-Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205884964864 |