Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunkes, Maiara Elis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, David Antonio da, Zimmer, Iara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828
Resumo: Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/495
id UFSC_461b3408679fb74a7ae30c6ce5a454b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204828
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914História da Educação MatemáticaSanta CatarinaPráticas do ensinoAritméticaFormação de professoresDisponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/495Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas históricas da formação dos professores e procura caracterizar como se organizavam as atividades relativas à formação prática do professor primário catarinense, de 1892 até 1914, no ensino de aritmética. Uma operação historiográfica realizada nos documentos normativos e imprensa local permitiram categorizar dois momentos. Um primeiro momento com ações do governo para criação de uma Escola-Modelo, local das práticas do ensino na formação, a partir de 1894, que cessa por volta de 1905. Num segundo momento, o ano de 1911 marca uma importante reforma de ensino no estado promovida por Orestes Guimarães, professor paulista comissionado, que implementou a divulgação do método intuitivo por meio de “aulas de praticagem” até 1914. Assim reconhecemos, ao longo desses dois momentos, que a formação prática do professor (em formação ou em exercício) para o ensino da aritmética no ensino primário estava fundamentada na observação de modelos.Argumentos Pró-Educação2020-03-13T19:04:35Z2020-03-13T19:04:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUNKES, M. E. ; COSTA, D. A. ; ZIMMER, I. . Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 967-992, 2019.2448-2803https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828Lunkes, Maiara ElisCosta, David Antonio daZimmer, Iaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T19:04:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204828Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-13T19:04:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
title Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
spellingShingle Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
Lunkes, Maiara Elis
História da Educação Matemática
Santa Catarina
Práticas do ensino
Aritmética
Formação de professores
title_short Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
title_full Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
title_fullStr Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
title_full_unstemmed Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
title_sort Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914
author Lunkes, Maiara Elis
author_facet Lunkes, Maiara Elis
Costa, David Antonio da
Zimmer, Iara
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
Zimmer, Iara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunkes, Maiara Elis
Costa, David Antonio da
Zimmer, Iara
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Santa Catarina
Práticas do ensino
Aritmética
Formação de professores
topic História da Educação Matemática
Santa Catarina
Práticas do ensino
Aritmética
Formação de professores
description Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/495
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-13T19:04:35Z
2020-03-13T19:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUNKES, M. E. ; COSTA, D. A. ; ZIMMER, I. . Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 967-992, 2019.
2448-2803
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828
identifier_str_mv LUNKES, M. E. ; COSTA, D. A. ; ZIMMER, I. . Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 967-992, 2019.
2448-2803
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentos Pró-Educação
publisher.none.fl_str_mv Argumentos Pró-Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652205884964864