Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos grupos escolares catarinenses (1910-1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thuysa Schlichting de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168005
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
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spelling Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos grupos escolares catarinenses (1910-1946)Educação científica e tecnológicaAritméticaEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaMatemáticaEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Nesta dissertação, objetiva-se compreender as transformações que ocorreram com a matéria de aritmética nos Programas dos Grupos Escolares de Santa Catarina no período de 1910 a 1946, enfatizando os métodos de ensino. Buscamos responder a pergunta: como os novos métodos de ensino advindos da Pedagogia Moderna e da Escola Nova foram apropriados para a matéria de aritmética nos grupos escolares catarinenses nesse período? As fontes privilegiadas na pesquisa foram as determinações oficiais da educação catarinense, principalmente os Programas de Ensino de 1911, 1914, 1920, 1928 e 1946, e os materiais didáticos indicados para atendê-las. Mobilizamos os referenciais teórico-metodológicos da História Cultural, em especial operamos com os conceitos de cultura escolar, representação e apropriação. Concluímos que, além das formas de ensinar a aritmética, os conteúdos também foram modificados ao longo do tempo nos Programas de Ensino. As representações da aritmética escolar em Santa Catarina foram sendo construídas, transformadas e ressignificadas conforme a chegada e o desenvolvimento dos movimentos pedagógicos no estado.<br>Abstract : In this study, the main objective is to comprehend changes that occurred on arithmetic?s subject in school groups teaching programs, regarding 1910 to 1946, with a special focus on teaching methods. We aim to answer the question: how the new teaching methods from Modern Pedagogy and New School were added to arithmetic?s subjects on school groups teaching programs on this period? The preferred sources to the research were official determinations of the educational program at Santa Catarina, mainly Teaching Programs from 1911, 1914, 1920, 1928 and 1946, along with didactical prints indicated to support these determinations. We utilized theoretical and methodological references from Cultural History, dealing especially with school culture concepts, representations and appropriation. We concluded that, besides arithmetic?s teaching methods, also the content changed with time. The representations of Santa Catarina?s school arithmetic?s were built, transformed and recreated as pedagogic movements arrived and developed in the State.Costa, David Antonio daUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Thuysa Schlichting de2016-09-20T04:43:49Z2016-09-20T04:43:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis223 p.| il.application/pdf339494https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168005porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:43:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:43:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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