Caracterizar necesidades de intervenção na relação entre condições de saúde do trabalhador e as situações em que ele trabalha: uma subclasse de comportamentos a ser desenvolvida na formação do psicólogo para intervir nessa relação
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94578 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010 |
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Caracterizar necesidades de intervenção na relação entre condições de saúde do trabalhador e as situações em que ele trabalha: uma subclasse de comportamentos a ser desenvolvida na formação do psicólogo para intervir nessa relaçãoPsicologiaEstudo e ensinoPsicologosFormaçãoSaude e trabalhoPsicologia organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010A Saúde do Trabalhador é definida como uma prática que busca contribuir para transformar a realidade relacionada às condições de saúde dos trabalhadores, com base no entendimento dos processos de trabalho, de maneira que promova a humanização do Trabalho, a Saúde do trabalhador caracteriza-se pelo estudo e pela intervenção sobre as relações entre condições de saúde do trabalhador e as situações em que ele trabalha. A complexidade desse objeto explicita a necessidade de intervenções, que vão além dos modelos tradicionalmente reconhecidos pela Psicologia, e uma formação que capacite os profissionais a intervir sobre as complexas relações que se estabelecem entre as variáveis que constituem o objeto de intervenção. Nesse sentido, é relevante o conhecimento produzido pela pergunta "quais são as subclasses de comportamentos que compõem a subclasse geral de comportamento". Caracterizar necessidades de intervenção na relação entre condições de saúde do trabalhador e as situações em que ele trabalha? Para responder à pergunta, foram analisados 241 objetivos de ensino propostos por professores em seus planos de ensino. A pesquisa foi constituída por três etapas, e cada uma foi composta por um ou mais processos, apresentando procedimentos distintos pela natureza do estudo. O exame dos 241 objetivos de ensino possibilitou perceber que, da maneira como os objetivos foram construídos (verbos e complementos), os professores não explicitam o que o futuro profissional recisa estar apto a realizar no exercício profissional. Do total de 241 bjetivos, 221 (91,7%) caracterizam-se por serem falsos objetivos de ensino e somente 20 (8,3%) apresentam formulações que podem ser consideradas possíveis comportamentos-objetivos. Os dados possibilitam demonstrar equívocos conceituais cometidos pelos professores ao formularem os objetivos de ensino, pois as sentenças que os constituem se caracterizam, na maioria, por erros, confusões e enganos em relação ao conceito de objetivo de ensino e sua função no processo de ensinar e aprender. Na maioria (91,7%) dos objetivos, as palavras são vagas, imprecisas e pouco esclarecedoras em relação ao que vai ser ensinado pelo professor e aprendido pelo aluno. Essas características impossibilitaram identificar comportamentos profissionais caracterizadores do subcampo Saúde do Trabalhador, como também identificar aspectos nucleares, considerados importantes pelos profissionais dos cursos de Psicologia, que orientam a formação profissional de psicólogos a intervir na relação entre condições de saúde do trabalhador e as situações em que ele trabalha. Diante desses dados, as subclasses constituintes da subclasse geral . Caracterizar necessidades de intervenção na relação entre condições de saúde do trabalhador e as situações em que ele trabalha foram propostas com base no procedimento apresentado por Botomé (1975, 1996a). Foram descobertas 141 subclasses de comportamentos, sendo organizadas e sequenciadas em um sistema comportamental de acordo com critério de abrangência e complexidade. Os resultados da pesquisa são relevantes tanto por explicitarem parte dos comportamentos profissionais de psicólogos para intervir no subcampo Saúde do Trabalhador como também para auxiliar professores no processo de planejar o ensino desses comportamentos.Botome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaTosi, Patrícia Consuelo Silveira2012-10-25T12:31:19Z2012-10-25T12:31:19Z2012-10-25T12:31:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis256 p.| grafs., tabs.application/pdf285146http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94578porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:46:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94578Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:46:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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