O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomassen, Nelzi Flor
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003
id UFSC_47096b6174146c113a124d79f1065e5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análiseEducaçãoEnsino fundamentalProfessores -FormaçãoInfância (Direito)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003Esta pesquisa busca compreender o lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente, no interior do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no período compreendido entre 1995 e 2002. Entendendo a infância como uma condição social da criança na sociedade e, a criança como um "ser humano de pouca idade", este estudo tem como objetivo central, localizar através da análise do Ementário, Programas e Planos de Ensino e entrevistas com professores do Curso de Pedagogia, as categorias infância e/ou criança. A partir disso e privilegiando a perspectiva das alunas da 6a fase deste curso, tenta-se compreender como a infância tem sido abordada na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste estudo foi possível perceber como a infância não se constitui em uma obviedade, nem tampouco numa ausência. A infância, no interior deste curso, parece se constituir mais nas frestas de flexibilidade que os professores têm ao elaborar os Planos de Ensino das disciplinas que lecionam, do que como conseqüência de uma finalidade formativa. Fica evidente também, que de uma abordagem psicológica e biológica até 1995, passa-se a uma abordagem mais social a partir deste período, verificada principalmente na bibliografia dos Planos de Ensino. Assim, a partir deste lugar onde tem se alojado, é possível concluir que a infância se constitui em um espectro que provoca ruídos, estando, no período investigado, distante de ser uma das centralidades desta formação. Este lugar da infância ao mesmo tempo latente e periférico na formação de professores das séries iniciais, aponta para interrogações acerca da finalidade formativa do Curso de Pedagogia da UFSC.Scheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaThomassen, Nelzi Flor2012-10-20T13:13:41Z2012-10-20T13:13:41Z2012-10-20T13:13:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.| tabs., grafs.application/pdf273970http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:52:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:52:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
title O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
spellingShingle O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
Thomassen, Nelzi Flor
Educação
Ensino fundamental
Professores -
Formação
Infância (Direito)
title_short O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
title_full O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
title_fullStr O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
title_full_unstemmed O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
title_sort O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
author Thomassen, Nelzi Flor
author_facet Thomassen, Nelzi Flor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheibe, Leda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomassen, Nelzi Flor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Professores -
Formação
Infância (Direito)
topic Educação
Ensino fundamental
Professores -
Formação
Infância (Direito)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-20T13:13:41Z
2012-10-20T13:13:41Z
2012-10-20T13:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273970
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866
identifier_str_mv 273970
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652352858619904