O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003 |
id |
UFSC_47096b6174146c113a124d79f1065e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84866 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análiseEducaçãoEnsino fundamentalProfessores -FormaçãoInfância (Direito)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003Esta pesquisa busca compreender o lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente, no interior do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no período compreendido entre 1995 e 2002. Entendendo a infância como uma condição social da criança na sociedade e, a criança como um "ser humano de pouca idade", este estudo tem como objetivo central, localizar através da análise do Ementário, Programas e Planos de Ensino e entrevistas com professores do Curso de Pedagogia, as categorias infância e/ou criança. A partir disso e privilegiando a perspectiva das alunas da 6a fase deste curso, tenta-se compreender como a infância tem sido abordada na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste estudo foi possível perceber como a infância não se constitui em uma obviedade, nem tampouco numa ausência. A infância, no interior deste curso, parece se constituir mais nas frestas de flexibilidade que os professores têm ao elaborar os Planos de Ensino das disciplinas que lecionam, do que como conseqüência de uma finalidade formativa. Fica evidente também, que de uma abordagem psicológica e biológica até 1995, passa-se a uma abordagem mais social a partir deste período, verificada principalmente na bibliografia dos Planos de Ensino. Assim, a partir deste lugar onde tem se alojado, é possível concluir que a infância se constitui em um espectro que provoca ruídos, estando, no período investigado, distante de ser uma das centralidades desta formação. Este lugar da infância ao mesmo tempo latente e periférico na formação de professores das séries iniciais, aponta para interrogações acerca da finalidade formativa do Curso de Pedagogia da UFSC.Scheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaThomassen, Nelzi Flor2012-10-20T13:13:41Z2012-10-20T13:13:41Z2012-10-20T13:13:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.| tabs., grafs.application/pdf273970http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:52:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:52:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
title |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
spellingShingle |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise Thomassen, Nelzi Flor Educação Ensino fundamental Professores - Formação Infância (Direito) |
title_short |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
title_full |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
title_fullStr |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
title_full_unstemmed |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
title_sort |
O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise |
author |
Thomassen, Nelzi Flor |
author_facet |
Thomassen, Nelzi Flor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scheibe, Leda Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomassen, Nelzi Flor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Professores - Formação Infância (Direito) |
topic |
Educação Ensino fundamental Professores - Formação Infância (Direito) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-20T13:13:41Z 2012-10-20T13:13:41Z 2012-10-20T13:13:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
273970 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866 |
identifier_str_mv |
273970 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
112 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652352858619904 |