IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, AMARILDO JORGE DA
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SIMÃO, VALDECIR ANTONIO, FERNANDES, TÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO BENTHER MACHADO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97198
Resumo: Neste artigo, tem-se como contexto de análise a FACISA/UNIOESTE de Foz do Iguaçu e a sua direção geral. O trabalho tem como objeto de análise as implicações entre a história de vida do gerente (diretora), o processo de aprendizado gerencial e as estratégias de ação. O objetivo básico é analisar e compreender estas implicações na organização no período de 1979 a 1983. Serviram como referencial teórico, alguns pressupostos do arcabouço da administração, ancorados em postulados da teoria de conhecimento construtivista, da teoria autopoiética e da abordagem sistêmica. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente qualitativo, posicionada no paradigma interpretativista. O método eleito é o Estudo de Caso para compreender o processo de mudança na FACISA/UNIOESTE, no período analisado. A abordagem de pesquisa está ancorada no método da fenomenologia hermenêutica, tomando-se como procedimento a entrevista qualitativa de três etapas. Trata-se de um estudo longitudinal no mandato de 1979 a 1983. O estudo elege, descreve, compreende e analisa o primeiro mandato e a história de vida da diretora geral que atuou no período em questão. No artigo, os valores, as crenças e o estilo de administração da entrevistada são analisados em relação as suas ações e aos seus resultados. O resultado da análise evidencia que a história de vida da primeira diretora geral implicou no processo da estratégia da referida IES no período em tela. Pôde-se concluir que a história de vida da primeira diretora geral da FACISA/UNIOESTE implicou nas ações estratégicas, em seu mandato, no período de 1979 a 1983. Constatou-se também que a primeira diretora geral desta IES foi uma das protagonistas que contribuiu para a construção e a consolidação da UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu – PR.
id UFSC_471ea714ceabeda60e2f924d26445127
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97198
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇUNeste artigo, tem-se como contexto de análise a FACISA/UNIOESTE de Foz do Iguaçu e a sua direção geral. O trabalho tem como objeto de análise as implicações entre a história de vida do gerente (diretora), o processo de aprendizado gerencial e as estratégias de ação. O objetivo básico é analisar e compreender estas implicações na organização no período de 1979 a 1983. Serviram como referencial teórico, alguns pressupostos do arcabouço da administração, ancorados em postulados da teoria de conhecimento construtivista, da teoria autopoiética e da abordagem sistêmica. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente qualitativo, posicionada no paradigma interpretativista. O método eleito é o Estudo de Caso para compreender o processo de mudança na FACISA/UNIOESTE, no período analisado. A abordagem de pesquisa está ancorada no método da fenomenologia hermenêutica, tomando-se como procedimento a entrevista qualitativa de três etapas. Trata-se de um estudo longitudinal no mandato de 1979 a 1983. O estudo elege, descreve, compreende e analisa o primeiro mandato e a história de vida da diretora geral que atuou no período em questão. No artigo, os valores, as crenças e o estilo de administração da entrevistada são analisados em relação as suas ações e aos seus resultados. O resultado da análise evidencia que a história de vida da primeira diretora geral implicou no processo da estratégia da referida IES no período em tela. Pôde-se concluir que a história de vida da primeira diretora geral da FACISA/UNIOESTE implicou nas ações estratégicas, em seu mandato, no período de 1979 a 1983. Constatou-se também que a primeira diretora geral desta IES foi uma das protagonistas que contribuiu para a construção e a consolidação da UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu – PR.INPEAU2012-11-08T19:09:33Z2012-11-08T19:09:33Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97198SILVA, AMARILDO JORGE DASIMÃO, VALDECIR ANTONIOFERNANDES, TÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO BENTHER MACHADOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T18:29:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97198Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T18:29:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
title IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
spellingShingle IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
SILVA, AMARILDO JORGE DA
title_short IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
title_full IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
title_fullStr IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
title_sort IMPLICAÇÕES PESSOAIS NA CRIAÇÃO E NA CONSOLIDAÇÃO DA FACISA: A PRIMEIRA IES DE FOZ DO IGUAÇU
author SILVA, AMARILDO JORGE DA
author_facet SILVA, AMARILDO JORGE DA
SIMÃO, VALDECIR ANTONIO
FERNANDES, TÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO BENTHER MACHADO
author_role author
author2 SIMÃO, VALDECIR ANTONIO
FERNANDES, TÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO BENTHER MACHADO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, AMARILDO JORGE DA
SIMÃO, VALDECIR ANTONIO
FERNANDES, TÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO BENTHER MACHADO
description Neste artigo, tem-se como contexto de análise a FACISA/UNIOESTE de Foz do Iguaçu e a sua direção geral. O trabalho tem como objeto de análise as implicações entre a história de vida do gerente (diretora), o processo de aprendizado gerencial e as estratégias de ação. O objetivo básico é analisar e compreender estas implicações na organização no período de 1979 a 1983. Serviram como referencial teórico, alguns pressupostos do arcabouço da administração, ancorados em postulados da teoria de conhecimento construtivista, da teoria autopoiética e da abordagem sistêmica. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente qualitativo, posicionada no paradigma interpretativista. O método eleito é o Estudo de Caso para compreender o processo de mudança na FACISA/UNIOESTE, no período analisado. A abordagem de pesquisa está ancorada no método da fenomenologia hermenêutica, tomando-se como procedimento a entrevista qualitativa de três etapas. Trata-se de um estudo longitudinal no mandato de 1979 a 1983. O estudo elege, descreve, compreende e analisa o primeiro mandato e a história de vida da diretora geral que atuou no período em questão. No artigo, os valores, as crenças e o estilo de administração da entrevistada são analisados em relação as suas ações e aos seus resultados. O resultado da análise evidencia que a história de vida da primeira diretora geral implicou no processo da estratégia da referida IES no período em tela. Pôde-se concluir que a história de vida da primeira diretora geral da FACISA/UNIOESTE implicou nas ações estratégicas, em seu mandato, no período de 1979 a 1983. Constatou-se também que a primeira diretora geral desta IES foi uma das protagonistas que contribuiu para a construção e a consolidação da UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu – PR.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-08T19:09:33Z
2012-11-08T19:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97198
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652036518969344