Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237716 |
Resumo: | Cada vez mais tem se observado a importância do empreendedorismo para a construção da economia dos países. Por conta disso, estudo do empreendedorismo tem se tornado alvo no meio acadêmico. Visando contribuir com este estudo, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o perfil empreendedor dos acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e da Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, foi aplicado um questionário, adaptado do Teste de Monterrey, elaborado e validado por DEMAC (1990), que buscou traçar o perfil empreendedor dos acadêmicos. Os resultados apontaram que a maior, e significativa, parcela dos acadêmicos de ambos os cursos se quer possuem perfil empreendedor. Além disso, não foi possível definir uma tendência entre os ingressantes e concluintes, nem relação entre os cursos estudados. Porém, o resultado da análise comparativa entre os estudos anteriores usando o mesmo método para traçar o perfil empreendedor, mostrou uma semelhança na porcentagem dos perfis. Desta forma, concluiu-se que, a escolha da graduação não está diretamente relacionada com o perfil empreendedor dos indivíduos. |
id |
UFSC_4758f2847b8c9aab688f618a5d505f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237716 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)EmpreendedorismoPerfil EmpreendedorCiências ContábeisAdministraçãoCada vez mais tem se observado a importância do empreendedorismo para a construção da economia dos países. Por conta disso, estudo do empreendedorismo tem se tornado alvo no meio acadêmico. Visando contribuir com este estudo, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o perfil empreendedor dos acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e da Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, foi aplicado um questionário, adaptado do Teste de Monterrey, elaborado e validado por DEMAC (1990), que buscou traçar o perfil empreendedor dos acadêmicos. Os resultados apontaram que a maior, e significativa, parcela dos acadêmicos de ambos os cursos se quer possuem perfil empreendedor. Além disso, não foi possível definir uma tendência entre os ingressantes e concluintes, nem relação entre os cursos estudados. Porém, o resultado da análise comparativa entre os estudos anteriores usando o mesmo método para traçar o perfil empreendedor, mostrou uma semelhança na porcentagem dos perfis. Desta forma, concluiu-se que, a escolha da graduação não está diretamente relacionada com o perfil empreendedor dos indivíduos.FlorianópolisPetri, Sergio MuriloUniversidade Federal de Santa CatarinaMinich, Ana Caroline Junkes2022-08-03T18:50:28Z2022-08-03T18:50:28Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237716porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-03T18:50:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
title |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
spellingShingle |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Minich, Ana Caroline Junkes Empreendedorismo Perfil Empreendedor Ciências Contábeis Administração |
title_short |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
title_full |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
title_fullStr |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
title_full_unstemmed |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
title_sort |
Perfil empreendedor: análise comparativa entre acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
author |
Minich, Ana Caroline Junkes |
author_facet |
Minich, Ana Caroline Junkes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petri, Sergio Murilo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minich, Ana Caroline Junkes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Perfil Empreendedor Ciências Contábeis Administração |
topic |
Empreendedorismo Perfil Empreendedor Ciências Contábeis Administração |
description |
Cada vez mais tem se observado a importância do empreendedorismo para a construção da economia dos países. Por conta disso, estudo do empreendedorismo tem se tornado alvo no meio acadêmico. Visando contribuir com este estudo, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o perfil empreendedor dos acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e da Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, foi aplicado um questionário, adaptado do Teste de Monterrey, elaborado e validado por DEMAC (1990), que buscou traçar o perfil empreendedor dos acadêmicos. Os resultados apontaram que a maior, e significativa, parcela dos acadêmicos de ambos os cursos se quer possuem perfil empreendedor. Além disso, não foi possível definir uma tendência entre os ingressantes e concluintes, nem relação entre os cursos estudados. Porém, o resultado da análise comparativa entre os estudos anteriores usando o mesmo método para traçar o perfil empreendedor, mostrou uma semelhança na porcentagem dos perfis. Desta forma, concluiu-se que, a escolha da graduação não está diretamente relacionada com o perfil empreendedor dos indivíduos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-03T18:50:28Z 2022-08-03T18:50:28Z 2022-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237716 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652282652262400 |