Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, João Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202283
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_475d7ce409e15e4c7ccf7a92459e57bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202283
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarinada Costa, João PauloIdehara, Sérgio Junichi2019-12-05T12:44:39Z2019-12-05T12:44:39Z2019-11-19https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202283TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O crescimento contínuo da frota de veículos mundial gera, consequentemente, um aumento nas ocorrências de acidentes, os quais podem ser devido a falhas mecânicas ou humanas. Uma forma de reduzir esse número de incidentes é criar testes rigorosos dos sistemas de segurança do veículo, a fim de aumentar a robustez e eficiência dos mesmos. Assim, este trabalho pretende modelar analiticamente o sistema de freio de um automóvel e comparar os resultados teóricos de desempenho de frenagem com os obtidos na prática em pista de teste. Para realizar os ensaios práticos, foi selecionada uma pista com distância adequada para atingir as velocidades desejadas antes de forçar a parada total do veículo, além disso, ambos o automóvel e a pista serão instrumentados com sensores e câmera de vídeo, a fim de se obter dados pertinentes para comparação e validação, do modelo analítico. A instrumentação consiste de sensores e sistema de aquisição de dados pelo Arduino, que é um hardware de baixo custo. Para ter uma análise que atenda as diferentes situações de serviço que o sistema de freio opera, o estudo considerou distintos casos de carga, velocidade e condições de piso. O modelo virtual, apesar de conter algumas hipóteses simplificadoras, obteve resultados semelhantes aos testes práticos.The world’s vehicle fleet continuous growth begets, consequently, the increase in accidents, which can be caused by mechanical or human flaws. One of the ways to minimize the number of incidents is to create strict tests for the vehicle safety systems, in order to strengthen these systems’ robustness and efficiency. Therefore, this work intends to model analytically an automobile’s braking setup, and compare the theoretical results with the ones acquired on the field tests. In order to perform the empirical trails, a track with adequate length to reach the desired speeds before forcing the total stop was selected, furthermore, both the vehicle and the runway were instrumented with sensors and video camera, for obtaining the results, for the later comparison, and validation, of the analytical model. The instrumentation consists of sensors and data-acquisition system by Arduino, which is a low cost hardware. To be able to analyze the different working situations in which a brake system operates, the study considered different conditions considering weight, speed and lane conditions. The virtual model, despite having some simplifying hypothesis, attained good results compared to the practical tests.68 f.Joinville, SCModelagemFrenagemTesteBrakingModellingSegurançaTestsSafetyCaracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/202283/4/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD54ORIGINALTCC - João Paulo da Costa.pdfTCC - João Paulo da Costa.pdfTCC - João Paulo da Costaapplication/pdf4738493https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/202283/3/TCC%20-%20Jo%c3%a3o%20Paulo%20da%20Costa.pdf9b08ff4dc137e3e96fd23627ef1754ddMD53123456789/2022832019-12-05 09:44:39.305oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T12:44:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
title Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
spellingShingle Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
da Costa, João Paulo
Modelagem
Frenagem
Teste
Braking
Modelling
Segurança
Tests
Safety
title_short Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
title_full Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
title_fullStr Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
title_full_unstemmed Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
title_sort Caracterização do desempenho veicular na dinâmica de frenagem
author da Costa, João Paulo
author_facet da Costa, João Paulo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, João Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Idehara, Sérgio Junichi
contributor_str_mv Idehara, Sérgio Junichi
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem
Frenagem
Teste
Braking
Modelling
Segurança
Tests
Safety
topic Modelagem
Frenagem
Teste
Braking
Modelling
Segurança
Tests
Safety
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-05T12:44:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-05T12:44:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202283
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/202283/4/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/202283/3/TCC%20-%20Jo%c3%a3o%20Paulo%20da%20Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
9b08ff4dc137e3e96fd23627ef1754dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805268463616000