Estudo do desempenho na frenagem de emergência de um ônibus considerando o efeito da temperatura no contato lona/tambor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24072024-114437/ |
Resumo: | Foram descritos diversos métodos de modelagem e cálculo aplicados à análise térmica e dinâmica do sistema de freios. O sistema de freios e a dinâmica da frenagem de um veículo exemplo (ônibus) foram modelados matematicamente e traduzidos em programa computacional, considerando os efeitos da transformação da energia cinética do veículo em calor no contato lona/tambor. Tal programa simula o veículo freando em emergência considerando os efeitos da variação da temperatura no contato lona/tambor, obtendo-se a variação na desaceleração correspondente durante a frenagem em condições normalizadas de teste de pista. A eficiência da frenagem foi também obtida em várias condições operacionais (diferentes carregamentos) do veículo. Foram obtidas ainda as variações nas forças de frenagem geradas nas rodas do veículo, reações normais nos pneumáticos e coeficientes de aderência do pneu em contato com o pavimento. Alguns dos resultados obtidos foram comparados com ensaios em dinamômetro realizados pela FRAS-LE e outros resultados foram comparados com os observados em teste de pista realizados pela Mercedes Benz do Brasil, mostrando convergência em ambos os casos, o que torna válido o modelo matemático desenvolvido para prever o desempenho na frenagem de emergência. Através do programa computacional é possível simular o desempenho do sistema de freios no veículo auxiliando assim o projetista na fase de projeto e desenvolvimento de componentes e otimização. Concluindo, ainda foram feitas propostas de trabalhos futuros, visando atingir outras formas possíveis de frenagem e também diferentes veículos e sistemas de freios |
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Estudo do desempenho na frenagem de emergência de um ônibus considerando o efeito da temperatura no contato lona/tamborStudy about a bus performance in emergency braking considering the temperature effect in the contact lining/drumbrakesbrakingefeito térmicofreiosfrenagemthermal effectsForam descritos diversos métodos de modelagem e cálculo aplicados à análise térmica e dinâmica do sistema de freios. O sistema de freios e a dinâmica da frenagem de um veículo exemplo (ônibus) foram modelados matematicamente e traduzidos em programa computacional, considerando os efeitos da transformação da energia cinética do veículo em calor no contato lona/tambor. Tal programa simula o veículo freando em emergência considerando os efeitos da variação da temperatura no contato lona/tambor, obtendo-se a variação na desaceleração correspondente durante a frenagem em condições normalizadas de teste de pista. A eficiência da frenagem foi também obtida em várias condições operacionais (diferentes carregamentos) do veículo. Foram obtidas ainda as variações nas forças de frenagem geradas nas rodas do veículo, reações normais nos pneumáticos e coeficientes de aderência do pneu em contato com o pavimento. Alguns dos resultados obtidos foram comparados com ensaios em dinamômetro realizados pela FRAS-LE e outros resultados foram comparados com os observados em teste de pista realizados pela Mercedes Benz do Brasil, mostrando convergência em ambos os casos, o que torna válido o modelo matemático desenvolvido para prever o desempenho na frenagem de emergência. Através do programa computacional é possível simular o desempenho do sistema de freios no veículo auxiliando assim o projetista na fase de projeto e desenvolvimento de componentes e otimização. Concluindo, ainda foram feitas propostas de trabalhos futuros, visando atingir outras formas possíveis de frenagem e também diferentes veículos e sistemas de freiosWas describe several modelling and calculation methods apply to thermal and dynamic analisys in the brake system The brake system and the dynamic braking of the example vehicle (bus) were mathematically modeling and programmed in computer, cosidering the effects of the transformation o f vehicle kinetic energy in heat in the contact linning/ drum The computer program simulate the vehicle braking in emergency considering the effects ofthe variation on the temperature in the contact linning/drum, obtain the variation in the desaceleration during the braking in legal terms of the roadway tests. The e:fficiency ofthe braking is also obtain in several operational terms (severalloads) of the vehicle. Are introduce the variations in braking forces produced in the vehicle wheels, the normal reaction in the tire and adhesion factors o f tire in contact with the deck. Some results are compared with dynamometer try did by FRAS-LE and others results was compared with that looked at roadway tests did by Mercedes Benz of Brazil, showing convergence in both cases, this make valid the mathematic model developed to anticipate the performance in the emergency braking. Through the computer program is possible simulate the performance of the brake system in the vehicle helping the designer in the development phase. Concluding, are do propositions of future works, outlooking attain others possible forms ofbraking and differents vehicles and braking systems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCanale, Antonio CarlosIombriller, Silvia Faria1997-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24072024-114437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-24T18:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-24072024-114437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-24T18:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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