GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35747 |
Resumo: | Este artigo discorre sobre os desafios que demanda a gestão universitária contemporânea, se adequada às necessidades, desejos e expectativas do mercado hoje globalizado. Apresenta considerações gerais sobre o histórico do ensino superior brasileiro e, em seguida, busca expor os principais conceitos e modelos administrativos-gestores que hoje regem o mercado, apontando suas deficiências e carências, tanto em termos operacionais, como estruturais e de orientação para o marketing. Através de autores vários, expõe a teoria que vige na seara da educação superior, acrescendo análises de cunho próprio do articulista, com base em sua longa experiência na gestão e na docência em universidades. O artigo conclui delineando um cenário sombrio para o ensino superior, caso certas premissas não venham a ser atendidas e relevadas pelos gestores das IES, hoje estagnadas no arcaísmo que ainda voga nesse meio, prejudicando a formação do indivíduo de amanhã. |
id |
UFSC_481840f5fda19ac0787160db26d70e6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35747 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR?Este artigo discorre sobre os desafios que demanda a gestão universitária contemporânea, se adequada às necessidades, desejos e expectativas do mercado hoje globalizado. Apresenta considerações gerais sobre o histórico do ensino superior brasileiro e, em seguida, busca expor os principais conceitos e modelos administrativos-gestores que hoje regem o mercado, apontando suas deficiências e carências, tanto em termos operacionais, como estruturais e de orientação para o marketing. Através de autores vários, expõe a teoria que vige na seara da educação superior, acrescendo análises de cunho próprio do articulista, com base em sua longa experiência na gestão e na docência em universidades. O artigo conclui delineando um cenário sombrio para o ensino superior, caso certas premissas não venham a ser atendidas e relevadas pelos gestores das IES, hoje estagnadas no arcaísmo que ainda voga nesse meio, prejudicando a formação do indivíduo de amanhã.INPEAU2012-09-26T18:21:41Z2012-09-26T18:21:41Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35747Laux, Maria Aparecida BernartLaux, Raul Ottoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-25T03:01:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-25T03:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
title |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
spellingShingle |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? Laux, Maria Aparecida Bernart |
title_short |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
title_full |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
title_fullStr |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
title_full_unstemmed |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
title_sort |
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE HÁ PARA SE DISCUTIR? |
author |
Laux, Maria Aparecida Bernart |
author_facet |
Laux, Maria Aparecida Bernart Laux, Raul Otto |
author_role |
author |
author2 |
Laux, Raul Otto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laux, Maria Aparecida Bernart Laux, Raul Otto |
description |
Este artigo discorre sobre os desafios que demanda a gestão universitária contemporânea, se adequada às necessidades, desejos e expectativas do mercado hoje globalizado. Apresenta considerações gerais sobre o histórico do ensino superior brasileiro e, em seguida, busca expor os principais conceitos e modelos administrativos-gestores que hoje regem o mercado, apontando suas deficiências e carências, tanto em termos operacionais, como estruturais e de orientação para o marketing. Através de autores vários, expõe a teoria que vige na seara da educação superior, acrescendo análises de cunho próprio do articulista, com base em sua longa experiência na gestão e na docência em universidades. O artigo conclui delineando um cenário sombrio para o ensino superior, caso certas premissas não venham a ser atendidas e relevadas pelos gestores das IES, hoje estagnadas no arcaísmo que ainda voga nesse meio, prejudicando a formação do indivíduo de amanhã. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-10 2012-09-26T18:21:41Z 2012-09-26T18:21:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35747 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652067367026688 |