Estrutura de governança no setor automotivo no estado do Paraná: implicações sob a consideração dos custos de transação, custos de mensuração e recursos estratégicos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133220 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015 |
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Estrutura de governança no setor automotivo no estado do Paraná: implicações sob a consideração dos custos de transação, custos de mensuração e recursos estratégicosAdministraçãoGestão de empresasParanaIndústria automobilísticaParanaCustos de transaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015O objetivo na presente investigação foi compreender como as estruturas de governança são formadas sob a consideração dos custos de transação, dos custos de mensuração e dos recursos estratégicos, nas relações envolvendo montadoras e seus fornecedores diretos de autopeças no Estado do Paraná. Enquanto categoria central na presente investigação, as estruturas de governança foram tratadas a partir da complementaridade de abordagens da Nova Economia Institucional (NEI), principalmente a Teoria dos Custos de Transação (TCT) e a Teoria dos Custos de Mensuração (TCM), com a Visão Baseada em Recursos (VBR). Para fazer a análise-teórico-empírica, algumas proposições e sub proposições foram elaboradas visando tratar da complementaridade da TCT, TCM e VBR na configuração das estruturas de governança. Nessa perspectiva, considerou-se que a formação dessas estruturas envolve a condição de especificidade (TCT), de mensuração (TCM) e estratégica (VBR) dos ativos transacionados. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva foi traçada. A partir de um recorte transversal, com base no ano de 2013 e 2014, foram coletados dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gerentes de logística, de compras e de qualidade das montadoras, bem como com os gerentes de logísticas de empresas fornecedoras diretas. Os dados secundários foram coletados em instituições responsáveis pelo tratamento de dados envolvendo o setor, tais como a ANFAVEA, e de estudos que discutiram a sua dinâmica. O método de análise de conteúdo foi utilizado para o tratamento e análise dos dados, considerando-se suas etapas, notadamente, a identificação de categorias de análise e a interação entre elas. Em termos de resultados, identificou-se que as estruturas de governança encontradas nas montadoras investigadas tenderam à integração vertical, envolvendo o processo de design, a fabricação do motor e de partes da estamparia e, em algumas delas, a pintura e a produção do câmbio, sendo a contratação utilizada para a aquisição de todas as demais autopeças. Quanto à integração vertical, a proposição de complementaridade considerou que essa é decorrente da presença de ativos específicos, influenciada pela sua dificuldade de mensuração e condição de recurso estratégico. Essa proposição foiratificada na medida em que se constatou, no setor, que a integração vertical se dá pela presença de ativos específicos, tais como o design, a estamparia, o motor e o câmbio, que apresentam elevada dificuldade de mensuração (partes internas do motor, do câmbio, e aspectos de design, por exemplo) e que se constituem na identidade das montadoras, confirmando a condição estratégica desses itens. Quanto à contratação, a proposição de complementaridade indicou que ativos específicos e recursos estratégicos podem ser governados pela contratação, desde que não apresentem dificuldades de mensuração. Essa afirmação foi ratificada a partir da constatação de que a contratação ocorre, mesmo em se tratando de autopeças com elevado nível de especificidade, pois os entrevistados afirmam que a sua mensuração é viável. Ademais, devido as possibilidade de mensuração e controle, a contratação foi utilizada na aquisição de diversas inovações competitivas (bluetooth, o GPS integrado, com cartão SD, o sensor de ré, air bags), confirmando, também, a utilização dessa forma de governança para recursos estratégicos geradores de vantagens competitivas não sustentáveis. Com a presente investigação, busca-se abrir caminhos para explorar a complementaridade entre as concepções teórico-analíticas da TCT, TCM e VBR no propósito de construir um referencial com maior poder de compreensão das condições competitivas das firmas<br>Abstract: The aim in this research was to understand how governance structures are formed under consideration of transaction costs, measurement costs and strategic resources in transactions involving automakers and their auto parts direct suppliers in the state of Paraná. The governance structures were treated from the complementary approaches of the New Institutional Economics (NIE), notably Transaction Costs Theory (TCT) and Measurement Costs Theory (TCM), with Resource-Based View (RBV). In this sense, some propositions and sub propositions were prepared in order to deal with the complementarity of TCT, TCM and VBR in setting up governance structures. From this perspective, it was considered that the formation of these structures involves the specific condition (TCT), measurement (TCM) and strategic (VBR) of the transacted assets. To achieve this objective, a qualitative and descriptive research was drawn. From a cross-cut, based on 2013 and 2014, were collected primary and secondary data. The primary data were collected through semi-structured interviews with logistics, purchasing and quality automakers managers, as well as logistics managers of their direct suppliers. Secondary data were collected through research in institutions responsible for data processing involving the sector, such as Anfavea, and studies that discussed its dynamics. Content analysis method was used to interpret the data, considering its stages, namely, the identification of categories of analysis and the interaction between them. In terms of results, the governance structures found in the manufacturers tended to vertical integration, involving the design process, the engine and stamping manufacture, the painting and the production of exchange, and hiring used for the acquisition of all other auto parts. In the case of vertical integration, complementarity proposition considered that the effect of specific assets on the integrate vertically decision is influenced by measurement difficulty and strategic resource condition. This proposal was ratified in the investigated automakers, since the vertical integration occurs by the presence of specific assets, such as design, printing, the engine and the exchange rate, which have high measurement difficulty (internal engine parts, exchange and design aspects, for example) and that constitute the identity of the automakers, confirming the strategic condition of these items. Regarding the hiring, the complementarity proposition indicatedthat specific assets and strategic resources may be governed by the contract, since they do not present measurement difficulties. This statement was ratified, since hiring occurs in automakers, even in the case of auto parts with high level of specificity, because the respondents argue that the measure is feasible. Moreover, due to measurement and control possibility, hiring was used in the acquisition of several competitive innovations (bluetooth, integrated GPS, SD card, the reverse sensor, air bags), confirming also the use of this form of governance for generating strategic resource not sustainable competitive advantages. With this research we seek to open new paths to explore the complementarity among TCT, TCM and RBV in order to build an framework with greater power of understanding of the firms competitive conditions.Cário, Silvio Antônio FerrazSouza, José Paulo deUniversidade Federal de Santa CatarinaAugusto, Cleiciele Albuquerque2015-06-02T04:08:10Z2015-06-02T04:08:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis432 p.| il., grafs., tabs.application/pdf333799https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133220porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-02T04:08:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133220Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-06-02T04:08:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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