Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_485d6f2df1a0f9527499dfca414de3fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180695 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEAEducaçãoDesignInteração homem-máquinaAmbientes virtuais compartilhadosEnsino à distânciaTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A evolução das Tecnologias de Comunicação Digital provoca transformações profundas na sociedade, alterando a noção de tempo e espaço de modo singular nas questões educacionais. O tema desta pesquisa é o Design de Interação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA). O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção de um modelo de Design de Interação de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem para uma comunicação efetiva no processo de mediação pedagógica. Este estudo propõe um modelo teórico-metodológico de Design de Interação para construção de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem tendo como foco o processo de comunicação neste ambiente. Para embasar teoricamente esta pesquisa, elege-se a intersecção entre Educação, Comunicação e Design com as potencialidades da Tecnologia. O campo de pesquisa para a fase de concepção do protótipo de AVEA teve como foco os projetos de EaD do Instituto Federal do Paraná ? IFPR. A população alvo foram os estudantes que utilizam o AVEA para estudar nos Cursos Técnicos a distância da Rede e-Tec. A metodologia eleita foi a pesquisa exploratória, utilizando o método de análise misto ? Triangulação. O processo da elaboração do Design compreende três fases: concepção, prototipagem e verificação. A concepção foi elaborada em parceria com a equipe multidisciplinar da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação e docentes do IFPR. O modelo foi prototipado em duas turmas de estudantes de EaD e verificado por um grupo de especialistas pela técnica Delphi. O resultado desta pesquisa é um modelo de Design de Interação com condições de garantir a mediação comunicacional assegurando a interação no ensino-aprendizagem, de modo concernente para com o contexto e usabilidade da população em foco. Conclui-se que a integração das Tecnologias de Comunicação Digital utilizadas na Educação a Distância com a maior abertura dos espaços de comunicação do AVEA pode promover maior qualidade e potencializar aprendizagens em níveis mais aprofundados.Abstract : The evolution of Digital Communication Technologies is provoking profound transformations in society, altering the notion of time and space in a unique manner with regard to education issues. The theme of this research is the Interaction Design of Virtual Learning Environments (VLE). The objective of the research was to analyse the conception of an Interaction Design model for a Virtual Learning Environment for effective communication in the process of pedagogical mediation. This study proposes a theoretical and methodological Interaction Design model for building a Virtual Learning Environment, focusing on the process of communication within this environment. The theoretical foundation chosen for this research is the intersection between Education, Communication and Design and the potentialities of Technology. The field of research for the VLE prototype conception phase focused on the distance learning projects of the Paraná Federal Institute (Instituto Federal do Paraná ? IFPR). The target population were students using VLE to study on e-Tec Network (Rede e-Tec) distance learning Technical Courses. The methodology chosen was exploratory research, using the mixed analysis method of Triangulation. The Design preparation process involves three stages: conception, prototyping and verification. The conception stage took place in partnership with the multidisciplinary team of the IFPR Information and Communications Technology Directorate and IFPR teaching staff. The model prototyping stage was performed with two classes of distance learning students. Verification was performed by a group of experts using the Delphi technique. The result of this research is an Interaction Design model capable of guaranteeing communication mediation ensuring interaction in the teaching-learning process in a pertinent manner for the context and with usability for the population in question. The conclusion reached is that integrating Digital Communication Technology used in Distance Learning with greater availability of VLE communication spaces can aggregate more quality and increase the potential for more in-depth learning.Catapan, Araci HackAmante, LúciaUniversidade Federal de Santa CatarinaRosenau, Luciana dos Santos2017-11-07T03:23:12Z2017-11-07T03:23:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis495 p.| il., gráfs.application/pdf348841https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-07T03:23:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-07T03:23:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
title |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
spellingShingle |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA Rosenau, Luciana dos Santos Educação Design Interação homem-máquina Ambientes virtuais compartilhados Ensino à distância Tecnologia educacional |
title_short |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
title_full |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
title_fullStr |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
title_full_unstemmed |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
title_sort |
Continuum: um modelo de design de interação de AVEA |
author |
Rosenau, Luciana dos Santos |
author_facet |
Rosenau, Luciana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Amante, Lúcia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosenau, Luciana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Design Interação homem-máquina Ambientes virtuais compartilhados Ensino à distância Tecnologia educacional |
topic |
Educação Design Interação homem-máquina Ambientes virtuais compartilhados Ensino à distância Tecnologia educacional |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-07T03:23:12Z 2017-11-07T03:23:12Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
348841 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695 |
identifier_str_mv |
348841 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
495 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652290452619264 |