Continuum: um modelo de design de interação de AVEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosenau, Luciana dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_485d6f2df1a0f9527499dfca414de3fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180695
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Continuum: um modelo de design de interação de AVEAEducaçãoDesignInteração homem-máquinaAmbientes virtuais compartilhadosEnsino à distânciaTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A evolução das Tecnologias de Comunicação Digital provoca transformações profundas na sociedade, alterando a noção de tempo e espaço de modo singular nas questões educacionais. O tema desta pesquisa é o Design de Interação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA). O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção de um modelo de Design de Interação de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem para uma comunicação efetiva no processo de mediação pedagógica. Este estudo propõe um modelo teórico-metodológico de Design de Interação para construção de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem tendo como foco o processo de comunicação neste ambiente. Para embasar teoricamente esta pesquisa, elege-se a intersecção entre Educação, Comunicação e Design com as potencialidades da Tecnologia. O campo de pesquisa para a fase de concepção do protótipo de AVEA teve como foco os projetos de EaD do Instituto Federal do Paraná ? IFPR. A população alvo foram os estudantes que utilizam o AVEA para estudar nos Cursos Técnicos a distância da Rede e-Tec. A metodologia eleita foi a pesquisa exploratória, utilizando o método de análise misto ? Triangulação. O processo da elaboração do Design compreende três fases: concepção, prototipagem e verificação. A concepção foi elaborada em parceria com a equipe multidisciplinar da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação e docentes do IFPR. O modelo foi prototipado em duas turmas de estudantes de EaD e verificado por um grupo de especialistas pela técnica Delphi. O resultado desta pesquisa é um modelo de Design de Interação com condições de garantir a mediação comunicacional assegurando a interação no ensino-aprendizagem, de modo concernente para com o contexto e usabilidade da população em foco. Conclui-se que a integração das Tecnologias de Comunicação Digital utilizadas na Educação a Distância com a maior abertura dos espaços de comunicação do AVEA pode promover maior qualidade e potencializar aprendizagens em níveis mais aprofundados.Abstract : The evolution of Digital Communication Technologies is provoking profound transformations in society, altering the notion of time and space in a unique manner with regard to education issues. The theme of this research is the Interaction Design of Virtual Learning Environments (VLE). The objective of the research was to analyse the conception of an Interaction Design model for a Virtual Learning Environment for effective communication in the process of pedagogical mediation. This study proposes a theoretical and methodological Interaction Design model for building a Virtual Learning Environment, focusing on the process of communication within this environment. The theoretical foundation chosen for this research is the intersection between Education, Communication and Design and the potentialities of Technology. The field of research for the VLE prototype conception phase focused on the distance learning projects of the Paraná Federal Institute (Instituto Federal do Paraná ? IFPR). The target population were students using VLE to study on e-Tec Network (Rede e-Tec) distance learning Technical Courses. The methodology chosen was exploratory research, using the mixed analysis method of Triangulation. The Design preparation process involves three stages: conception, prototyping and verification. The conception stage took place in partnership with the multidisciplinary team of the IFPR Information and Communications Technology Directorate and IFPR teaching staff. The model prototyping stage was performed with two classes of distance learning students. Verification was performed by a group of experts using the Delphi technique. The result of this research is an Interaction Design model capable of guaranteeing communication mediation ensuring interaction in the teaching-learning process in a pertinent manner for the context and with usability for the population in question. The conclusion reached is that integrating Digital Communication Technology used in Distance Learning with greater availability of VLE communication spaces can aggregate more quality and increase the potential for more in-depth learning.Catapan, Araci HackAmante, LúciaUniversidade Federal de Santa CatarinaRosenau, Luciana dos Santos2017-11-07T03:23:12Z2017-11-07T03:23:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis495 p.| il., gráfs.application/pdf348841https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-07T03:23:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-07T03:23:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
title Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
spellingShingle Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
Rosenau, Luciana dos Santos
Educação
Design
Interação homem-máquina
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino à distância
Tecnologia educacional
title_short Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
title_full Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
title_fullStr Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
title_full_unstemmed Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
title_sort Continuum: um modelo de design de interação de AVEA
author Rosenau, Luciana dos Santos
author_facet Rosenau, Luciana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Amante, Lúcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosenau, Luciana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Design
Interação homem-máquina
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino à distância
Tecnologia educacional
topic Educação
Design
Interação homem-máquina
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino à distância
Tecnologia educacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07T03:23:12Z
2017-11-07T03:23:12Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348841
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695
identifier_str_mv 348841
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 495 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652290452619264