A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113099 |
Resumo: | A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem e influenciam em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, para a vida universitária. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de quatro categorias para o primeiro bloco – Infra-estrutura, Informação sobre a Universidade e o curso, Fatores Externo à Universidade e Aspectos Organizacionais– e duas categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais e Organização do estudo. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica. |
id |
UFSC_48a2db61417e65919d89eab1c5c376e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113099 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAISA entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem e influenciam em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, para a vida universitária. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de quatro categorias para o primeiro bloco – Infra-estrutura, Informação sobre a Universidade e o curso, Fatores Externo à Universidade e Aspectos Organizacionais– e duas categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais e Organização do estudo. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica.2013-12-10T20:12:33Z2013-12-10T20:12:33Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113099Pinho, Ana Paula MorenoBastos, Antonio Virgilio BittencourtDourado, Laís CarvalhoRibeiro, Jorge Luiz Lordelo de Salesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T20:12:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113099Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T20:12:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
title |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
spellingShingle |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Pinho, Ana Paula Moreno |
title_short |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
title_full |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
title_fullStr |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
title_full_unstemmed |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
title_sort |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROCESSO E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
author |
Pinho, Ana Paula Moreno |
author_facet |
Pinho, Ana Paula Moreno Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Dourado, Laís Carvalho Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Dourado, Laís Carvalho Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Ana Paula Moreno Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Dourado, Laís Carvalho Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales |
description |
A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem e influenciam em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, para a vida universitária. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de quatro categorias para o primeiro bloco – Infra-estrutura, Informação sobre a Universidade e o curso, Fatores Externo à Universidade e Aspectos Organizacionais– e duas categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais e Organização do estudo. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10T20:12:33Z 2013-12-10T20:12:33Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113099 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652345970524160 |