A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Lara Schlindwein da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227143
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
id UFSC_48c9f42f7a840ae7a54b9b311ceb0729
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227143
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadoraEducação científica e tecnológicaLiteraturaPeriferiasCiênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.Essa pesquisa tem como objetivo discutir as contribuições das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora, através da análise de textos literários e uma síntese de seus temas. O trabalho inicia discutindo a relação entre centro e periferia, na escala global do sistema-mundo moderno e na escala local voltada às periferias urbanas. Nessas obras literárias encontramos viva a dialética freireana de denúncia e anúncio, com crítica à estrutura de dominação econômica, racial e de gênero; e apresentação de novas formas de organização social dos territórios periféricos. Essas formas estão baseadas na auto-organização, na autoconstrução, assim como na forte presença das mulheres e dos jovens ? elementos também presentes em outras experiências periféricas na América Latina. A literatura que emerge desses territórios em resistência, a partir de saraus e slams, tem caráter antirracista, anticolonial e coletivo. Além disso, há paralelos entre o processo de construção de uma estética própria por essa literatura e possíveis disputas nas estratégias adotadas na ciência moderna. Os paralelos são traçados em um debate epistemológico e vislumbram uma ciência periférica. Defendemos que a construção de uma ciência voltada aos interesses da periferia depende também de uma educação em ciências libertadora e popular, com base na pedagogia das periferias. Uma educação crítica e humanizante corrobora com o combate às políticas educacionais neoliberais impostas pelas agências multilaterais à educação pública brasileira, as quais recaem com mais força nos contextos periféricos. As literaturas periféricas, portanto, promovem o reconhecimento entre estudantes e escritores e colocam a periferia como autora de sua própria narrativa sobre o mundo.Abstract: This research aims to discuss the contributions of peripheral literature to a liberatory scientific education, through the analysis of literary texts and a synthesis of their topics. The dissertation begins discussing the relationship between core and periphery, in a global-scale perspective of the modern world-system and in a local-scale glance at the urban peripheries. In these literary productions we find alive the Freirean dialectic of denunciation and announcement, with a critique of the domination structure of economic, racial and gender; and an appearance of new forms of social organization at peripheral territories. These forms are based on self-organization, self-construction, and the presence of women and the youth, elements also present in other peripheral experiences in Latin America. The literature that emerges from these territories in resistance, from saraus and slams, has an anti-racist, anticolonial and collective character. Furthermore, there are parallels between the process of constructing a specific aesthetics through this literature and possible disputes over the strategies adopted in modern science. These parallels are based on an epistemological debate and foresee a peripheral science. The construction of a science centered on the interests of the periphery also depends on a liberatory and popular scientific education, based on the pedagogy of the peripheries. Critical and humanizing education is needed to face neoliberal educational policies impelled by multilateral organizations to Brazilian public education, which have a deeper impact in peripheral contexts. Peripheral literatures, therefore, promote identification between students and writers and place the periphery as the author of its own narrative about the world.Giraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Ana Lara Schlindwein da2021-08-23T14:08:01Z2021-08-23T14:08:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis242 p.| il.application/pdf372492https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227143porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:08:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227143Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:08:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
title A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
spellingShingle A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
Silva, Ana Lara Schlindwein da
Educação científica e tecnológica
Literatura
Periferias
Ciência
title_short A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
title_full A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
title_fullStr A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
title_full_unstemmed A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
title_sort A perifa dando a letra: denúncias e anúncios das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora
author Silva, Ana Lara Schlindwein da
author_facet Silva, Ana Lara Schlindwein da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giraldi, Patricia Montanari
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Lara Schlindwein da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Literatura
Periferias
Ciência
topic Educação científica e tecnológica
Literatura
Periferias
Ciência
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:08:01Z
2021-08-23T14:08:01Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372492
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227143
identifier_str_mv 372492
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652293247074304