O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244823 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo elucidar a respeito da introdução do carro como veículo individual motorizado no cenário da cidade e sua chegada ao posto de principal meio de locomoção. Os impactos causados na mobilidade urbana fez do automóvel norteador do planejamento. A democratização do espaço urbano e deste sistema deve estar baseado na livre circulação dos modais, tanto motorizados como não motorizados, dando prioridade ao coletivo e a caminhabilidade, desenvolvidos a partir da aplicação de políticas que visem o direito da mobilidade. Onde a sustentabilidade está alicerçada na menor geração de resíduos e a aplicação de técnicas a fim de preservar a natureza. Para entender a influência automobilística na sua amplitude é necessário entender sua invasão nos espaços edificados, tanto nas residências como nos grandes prédios corporativos, estacionamentos e edifícios-garagem, o automóvel ganhou destaque, sendo o grande bem almejado numa sociedade baseada no consumo como estilo de vida. |
id |
UFSC_48f4791bc427664418db1b59d9c08dbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244823 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados.The protagonism of the car translated into the formation of the city, its mobility and built spaces.Automóvel;Cidade;Estacionamento;Mobilidade Urbana; Sustentabilidade.Car; City; Parking Lot; Urban Mobility; Sustainability.O presente artigo tem como objetivo elucidar a respeito da introdução do carro como veículo individual motorizado no cenário da cidade e sua chegada ao posto de principal meio de locomoção. Os impactos causados na mobilidade urbana fez do automóvel norteador do planejamento. A democratização do espaço urbano e deste sistema deve estar baseado na livre circulação dos modais, tanto motorizados como não motorizados, dando prioridade ao coletivo e a caminhabilidade, desenvolvidos a partir da aplicação de políticas que visem o direito da mobilidade. Onde a sustentabilidade está alicerçada na menor geração de resíduos e a aplicação de técnicas a fim de preservar a natureza. Para entender a influência automobilística na sua amplitude é necessário entender sua invasão nos espaços edificados, tanto nas residências como nos grandes prédios corporativos, estacionamentos e edifícios-garagem, o automóvel ganhou destaque, sendo o grande bem almejado numa sociedade baseada no consumo como estilo de vida.This article aims to elucidate the introduction of the car as a motorized individual vehicle in the scenery of the city and its arrival at the main means of locomotion. The impacts caused on urban mobility made the automobile guiding the planning. The democratization of urban space and this system must be based on the free movement of modes, both motorized and non-motorized, giving priority to collective and walkability, developed from the application of policies aimed at the right of mobility. Where sustainability is based on the lowest generation of waste and the application of techniques in order to preserve nature. In order to understand the influence of the automobile in its amplitude, it is necessary to understand its invasion in the built spaces, both in the residences as in the large corporate buildings, parking lots and garage-buildings, the automobile has gained prominence, being the great thing desired in a society based on the consumption like style of life.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-02T19:11:31Z2023-03-02T19:11:31Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244823Lourenci, Anna Lyvia AlmeidaTorres, Daniel Henrique da SilvaBarbosa, Maria Clara Catãoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-02T19:11:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-02T19:11:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. The protagonism of the car translated into the formation of the city, its mobility and built spaces. |
title |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. |
spellingShingle |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. Lourenci, Anna Lyvia Almeida Automóvel; Cidade; Estacionamento; Mobilidade Urbana; Sustentabilidade. Car; City; Parking Lot; Urban Mobility; Sustainability. |
title_short |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. |
title_full |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. |
title_fullStr |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. |
title_full_unstemmed |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. |
title_sort |
O protagonismo do carro traduzido na formação da cidade, sua mobilidade e espaços edificados. |
author |
Lourenci, Anna Lyvia Almeida |
author_facet |
Lourenci, Anna Lyvia Almeida Torres, Daniel Henrique da Silva Barbosa, Maria Clara Catão |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Daniel Henrique da Silva Barbosa, Maria Clara Catão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenci, Anna Lyvia Almeida Torres, Daniel Henrique da Silva Barbosa, Maria Clara Catão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automóvel; Cidade; Estacionamento; Mobilidade Urbana; Sustentabilidade. Car; City; Parking Lot; Urban Mobility; Sustainability. |
topic |
Automóvel; Cidade; Estacionamento; Mobilidade Urbana; Sustentabilidade. Car; City; Parking Lot; Urban Mobility; Sustainability. |
description |
O presente artigo tem como objetivo elucidar a respeito da introdução do carro como veículo individual motorizado no cenário da cidade e sua chegada ao posto de principal meio de locomoção. Os impactos causados na mobilidade urbana fez do automóvel norteador do planejamento. A democratização do espaço urbano e deste sistema deve estar baseado na livre circulação dos modais, tanto motorizados como não motorizados, dando prioridade ao coletivo e a caminhabilidade, desenvolvidos a partir da aplicação de políticas que visem o direito da mobilidade. Onde a sustentabilidade está alicerçada na menor geração de resíduos e a aplicação de técnicas a fim de preservar a natureza. Para entender a influência automobilística na sua amplitude é necessário entender sua invasão nos espaços edificados, tanto nas residências como nos grandes prédios corporativos, estacionamentos e edifícios-garagem, o automóvel ganhou destaque, sendo o grande bem almejado numa sociedade baseada no consumo como estilo de vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-08 2023-03-02T19:11:31Z 2023-03-02T19:11:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244823 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652037128192000 |