Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_498eced4f67f9c3adc29435c997398a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254772 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar a produção de conteúdo das relações étnico-raciais e da branquitude no documento Reedição das Orientações Curriculares para a educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2022. Para compreender e alcançar a problemática de pesquisa definiu-se como objetivo geral analisar como a branquitude e as relações étnico-raciais estão contempladas no documento Orientações curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2022. Procurando alcançar o objetivo de pesquisa, definiu-se os seguintes objetivos específicos: a) localizar, no referido documento, como a branquitude e as relações étnico-raciais são/estão contempladas; b) identificar as/os principais autoras/es que são base para sustentação das discussões referentes às relações étnico-raciais no documento; c) conhecer os indicativos para as ações educativo-pedagógicas no que se refere às relações étnico-raciais no documento. O processo da metodologia foi trilhado a partir da pesquisa qualitativa e quantitativa, com o intuito de reunir dados para análise. Para organização e categorização dos dados, utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio das Unidade de Registro e Unidade de Contexto e análise das imagens. Para o aprofundamento da investigação as reflexões se sustentaram em alguns referenciais teóricos: Lélia (1935), Munanga (1940), Petronilha (1942), Davis (1960) Djamila (1980), Lorde (1980), Rufino (1987), Silva (1999), Minayo (2006), Dornelles e Kaercher (2012), Passos (2012), Gomes (2012), Sacristán (2013), Romão (2014), Chimamanda (2019) etc. No processo de análise concluiu-se que o documento da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis contempla as discussões em torno das relações étnico-raciais, no entanto, não contempla esta discussão com recorte na branquitude, o conceito não foi discutido ao longo do documento nos indicando que há grandes desafios pela frente, pois, evidencia-se uma certa escassez em alguns conceitos analisados, tais como: ancestralidade, negritude, ERER, etc e a prevalência de imagens com representação de crianças brancas.Florianópolis, SC.Buss, Marcia SimãoUniversidade Federal de Santa Catarina.Oliveira, Juçara Soares de2024-03-19T19:37:46Z2024-03-19T19:37:46Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T19:37:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254772Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T19:37:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
title |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
spellingShingle |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 Oliveira, Juçara Soares de Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares. |
title_short |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
title_full |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
title_fullStr |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
title_full_unstemmed |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
title_sort |
Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022 |
author |
Oliveira, Juçara Soares de |
author_facet |
Oliveira, Juçara Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buss, Marcia Simão Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juçara Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares. |
topic |
Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22 2024-03-19T19:37:46Z 2024-03-19T19:37:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652341631516672 |