Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juçara Soares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_498eced4f67f9c3adc29435c997398a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254772
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar a produção de conteúdo das relações étnico-raciais e da branquitude no documento Reedição das Orientações Curriculares para a educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2022. Para compreender e alcançar a problemática de pesquisa definiu-se como objetivo geral analisar como a branquitude e as relações étnico-raciais estão contempladas no documento Orientações curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2022. Procurando alcançar o objetivo de pesquisa, definiu-se os seguintes objetivos específicos: a) localizar, no referido documento, como a branquitude e as relações étnico-raciais são/estão contempladas; b) identificar as/os principais autoras/es que são base para sustentação das discussões referentes às relações étnico-raciais no documento; c) conhecer os indicativos para as ações educativo-pedagógicas no que se refere às relações étnico-raciais no documento. O processo da metodologia foi trilhado a partir da pesquisa qualitativa e quantitativa, com o intuito de reunir dados para análise. Para organização e categorização dos dados, utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio das Unidade de Registro e Unidade de Contexto e análise das imagens. Para o aprofundamento da investigação as reflexões se sustentaram em alguns referenciais teóricos: Lélia (1935), Munanga (1940), Petronilha (1942), Davis (1960) Djamila (1980), Lorde (1980), Rufino (1987), Silva (1999), Minayo (2006), Dornelles e Kaercher (2012), Passos (2012), Gomes (2012), Sacristán (2013), Romão (2014), Chimamanda (2019) etc. No processo de análise concluiu-se que o documento da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis contempla as discussões em torno das relações étnico-raciais, no entanto, não contempla esta discussão com recorte na branquitude, o conceito não foi discutido ao longo do documento nos indicando que há grandes desafios pela frente, pois, evidencia-se uma certa escassez em alguns conceitos analisados, tais como: ancestralidade, negritude, ERER, etc e a prevalência de imagens com representação de crianças brancas.Florianópolis, SC.Buss, Marcia SimãoUniversidade Federal de Santa Catarina.Oliveira, Juçara Soares de2024-03-19T19:37:46Z2024-03-19T19:37:46Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T19:37:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254772Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T19:37:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
title Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
spellingShingle Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
Oliveira, Juçara Soares de
Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares.
title_short Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
title_full Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
title_fullStr Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
title_full_unstemmed Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
title_sort Branquitude e relações étnico-raciais na reedição das orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis de 2022
author Oliveira, Juçara Soares de
author_facet Oliveira, Juçara Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buss, Marcia Simão
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juçara Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares.
topic Educação Infantil. Branquitude. Relações Étnico-Raciais. Orientações curriculares.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
2024-03-19T19:37:46Z
2024-03-19T19:37:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652341631516672