As dimensões educativas e o processo de patrimonialização das fortalezas de Anhatomirim, Ratones e São José da Ponta Grossa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229250 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
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As dimensões educativas e o processo de patrimonialização das fortalezas de Anhatomirim, Ratones e São José da Ponta GrossaEducaçãoMemóriaPatrimônio culturalFortificaçõesPatrimônio culturalMonadologiaHistóriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José Ponta Grossa são bens culturais tombados como patrimônio histórico nacional desde 1938; em 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assumiu a tutela da Fortaleza de Anhatomirim, e, em 1990 e 1991, assumiu as fortalezas de Ratones e Ponta Grossa, respectivamente. O objetivo da Universidade era dar uso a estes bens culturais, em uma proposta que procurava conciliar a preservação do patrimônio à pesquisa científica, cultura e turismo. A pesquisa se concentrou nas práticas educativas para o patrimônio propostas para as fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa desde o Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos na História Brasileira (1989 ? 1991), dentro do processo de patrimonialização das fortalezas catarinenses, até as atividades atualmente desenvolvidas pela UFSC nestes bens culturais, com o objetivo de problematizar como, nestes 40 anos de gestão, a UFSC assumiu as fortalezas. Para tal, analisou-se o processo de elaboração e estruturação do projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos na História Brasileira, concentrando-se nas propostas de uso para as fortalezas, especialmente as práticas educativas propostas; relacionou-se a execução deste projeto às transformações nas configurações no campo do patrimônio no Brasil, para problematizar se há continuidades e/ou rupturas com as práticas, ações e projetos desenvolvidos atualmente pela UFSC nas fortalezas sob sua tutela. Identificou-se o Programa de Turismo Educativo desenvolvido por agentes desta universidade entre 1988 e 1991; analisou-se as práticas educativas propostas neste programa, procurando estabelecer uma relação com as debates sobre a dimensão educativa do patrimônio cultural naquele contexto, problematizando quais concepções de Patrimônio, História, Educação e Cultura embasavam este programa; procurou, também, apurar por que este programa não foi totalmente implementado desde a década de 1990. A pesquisa também indicou a possibilidade de outras formas de construir conhecimento sobre estes bens culturais a partir das narrativas populares sobre as fortalezas: analisou-se o projeto Memória Trans-Forma-Ação, desenvolvido pelo Iphan em Santa Catarina, e o subprojeto Resgate Oral das estórias das fortalezas, desenvolvido pela UFSC, ambos voltados para as memórias e experiências dos sujeitos moradores das comunidades do entorno destas fortalezas e de outras localidades da Ilha de Santa Catarina, entre 1990 e 1991. Algumas das narrativas reunidas por estes projetos como entrevistas foram transcriadas nesta tese como mônadas, a fim de potencializar as experiências transmitidas nestas narrativas e como exercício de construção de um saber outro sobre o patrimônio cultural. Analiou-se as práticas educativas voltadas para as fortalezas desenvolvidas atualmente pela UFSC, estabelecendo uma relação com as práticas propostas no Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos na História Brasileira. Concluiu-se que a UFSC atingiu o principal objetivo ao assumir a tutela das fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa, que, hoje, estão restauradas, são preservadas e mantidas pela universidade, e são atrativos turísticos do litoral catarinense; entretanto, a UFSC ainda não implementou todas as propostas de uso para as fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos na História Brasileira, não integrou a gestão das fortalezas às demais atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas nesta universidade, em projetos, programas, laboratórios, departamentos, coordenadorias e outros setores; contudo, as ações desenvolvidas por agentes vinculados à esta universidade, ao longo destes 40 anos, apontam para potencialidades a serem melhor exploradas pela instituição. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com fontes documentais e fontes orais: documentos oficiais, textos publicados em eventos e revistas, rascunhos, matérias jornalísticas e outros do acervo do Iphan em Santa Catarina, digitalizados pelo Projeto Fortalezas Multimídia da UFSC, publicações nas páginas da UFSC, depoimentos orais transcritos presentes no CD-ROM Fortalezas Multimídia, documentários e entrevistas disponíveis no YouTube. A pesquisa teve como referencial teórico o filósofo Walter Benjamin, autores que dialogam com o pensamento benjaminiano, autores da História e Ensino de História, Sociologia, Filosofia e Museologia; e mobilizou os conceitos benjaminianos de história, memória, experiência, narrativa e mônada, e os conceitos de patrimônio cultural, referências culturais, educação patrimonial para debater as questões sobre a relação entre patrimônio e ensino de história.Abstract: The fortress of Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones and São José Ponta Grossa are cultural assets listed as national historical heritage since 1938; in 1979, the Federal University of Santa Catarina (UFSC) assumed the Fortress Anhatomirim, and in the Fortress Ratones in 1990 and the Fortress Ponta Grossa in 1991. The objective of the University was to make use of these cultural assets, in a proposal that sought to conciliate the preservation of heritage with scientific research, culture and tourism. The research focused on the educational practices for cultural heritage proposed for the fortresses of Anhatomirim, Ratones and Ponta Grossa from the project Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 de História Brasileira (1989 ? 1991), during the patrimonialization process of these fortresses, and the practices currently developed by UFSC in these properties cultural, with the aim of questioning whether, in these 40 years of management, UFSC has fully assumed its strengths. We analyzed the process of elaboration and structuring of the project Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 de História Brasileira (1989 ? 1991), focusing on the proposed use of the fortresses, especially the proposed educational practices; the execution of this project was related to the transformations in the configurations in the field of heritage in Brazil, in order to question whether there are continuities and/or ruptures with the practices, actions and projects currently developed by UFSC in the fortresses under its tutelage. We identified the Educational Tourism Program developed by agents of this university between 1988 and 1991 was identified; the educational practices proposed in this program were analyzed, seeking to establish a relationship with the debates on the educational dimension of cultural heritage in that context, questioning which conceptions of Heritage, History, Education and Culture were based on this program; it also sought to investigate why this program has not been fully implemented since the 1990s. The research also indicated the possibility of other ways of building knowledge about these cultural goods based on popular narratives about the fortresses; we analyzed the Memória Trans-Forma-Ação project developed by Iphan and the Resgate Oral das Estórias das Fortalezas subproject developed by UFSC, focused on the memories and experiences of subjects living in the communities surrounding these fortresses and other locations on the Island of Santa Catarina, between 1990 and 1991. Some of the narratives gathered by these projects as interviews were transcribed in this thesis as monads, in order to enhance the experiences transmitted in these narratives and as an exercise in the construction of knowledge about cultural heritage. We also focused on the analysis of educational practices aimed at the fortresses currently developed by UFSC, establishing a relationship with the practices proposed in the Project Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 de História Brasileira (1989 ? 1991). It was concluded that UFSC achieved its main goal in assuming the fortresses of Anhatomirim, Ratones and Ponta Grossa, that nowadays are restored, preserved and kept by the university, turned into tourist attractions on the Santa Catarina coast. However, UFSC has not yet integrated the management of the fortresses of Anhatomirim, Ratones and Ponta Grossa to other activities developed at this university in terms of research, teaching and extension, such as in projects, programs, laboratories, departments, coordinators and other sectors. The methodology used was qualitative research with documentary and oral sources: official documents, texts published in events and magazines, drafts, journalistic articles and others from the Iphan collection in Santa Catarina, digitized by the Projeto Fortalezas Multimídia at UFSC, publications on the pages of UFSC, oral transcribed testimonies on the Fortalezas Multimídia CD-ROM, documentaries and interviews available on YouTube. The research had as theoretical reference the philosopher Walter Benjamin, authors who dialogue with benjaminian thought, authors of History and Teaching of History, Sociology, Philosophy and Museology. The research mobilized the Benjaminian concepts of history, memory, experience, narrative and monad, and the concepts of cultural heritage, cultural references, heritage education to debate questions about the relationship between cultural heritage and history teaching.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Pedro Mülbersted2021-10-14T19:31:07Z2021-10-14T19:31:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis343 p.| il.application/pdf373241https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229250porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:31:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229250Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:31:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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