As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225522 |
Resumo: | O presente artigo aborda a relação entre ensino de história e patrimônio cultural nas práticas educativas elaboradas para as fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição tutora destas fortalezas desde 1979, 1990 e 1991, respectivamente. O artigo tem como objetivo analisar o Programa de Turismo Educativo desenvolvido por esta universidade no contexto do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos de História Brasileira (1989-1991); identificar as continuidades e as mudanças nestas práticas propostas desde a década de 1970 até hoje, por meio de documentos produzidos pela Universidade, a página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina e narrativas orais transcritas no CD-ROM Fortalezas Multimídia; problematizar as concepções de história e patrimônio identificadas nestas propostas; e, a partir da perspectiva decolonial, apontar possibilidades outras de elas virem a ser espaços de diálogo plural e intercultural. |
id |
UFSC_6eabe7e87ec9c4d402e6a9f435b6d61b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225522 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidadedecolonialidadeensino de históriapatrimônio culturalO presente artigo aborda a relação entre ensino de história e patrimônio cultural nas práticas educativas elaboradas para as fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição tutora destas fortalezas desde 1979, 1990 e 1991, respectivamente. O artigo tem como objetivo analisar o Programa de Turismo Educativo desenvolvido por esta universidade no contexto do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos de História Brasileira (1989-1991); identificar as continuidades e as mudanças nestas práticas propostas desde a década de 1970 até hoje, por meio de documentos produzidos pela Universidade, a página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina e narrativas orais transcritas no CD-ROM Fortalezas Multimídia; problematizar as concepções de história e patrimônio identificadas nestas propostas; e, a partir da perspectiva decolonial, apontar possibilidades outras de elas virem a ser espaços de diálogo plural e intercultural.Cadernos NAUINúcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio CulturalPaim, Elison AntonioPereira, Pedro Mülbersted2021-07-30T13:05:55Z2021-07-30T13:05:55Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2358-2448https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-30T14:44:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-30T14:44:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
title |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
spellingShingle |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade Paim, Elison Antonio decolonialidade ensino de história patrimônio cultural |
title_short |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
title_full |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
title_fullStr |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
title_full_unstemmed |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
title_sort |
As Fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa: ensino de história, patrimônio cultural e decolonialidade |
author |
Paim, Elison Antonio |
author_facet |
Paim, Elison Antonio Pereira, Pedro Mülbersted |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Pedro Mülbersted |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Elison Antonio Pereira, Pedro Mülbersted |
dc.subject.por.fl_str_mv |
decolonialidade ensino de história patrimônio cultural |
topic |
decolonialidade ensino de história patrimônio cultural |
description |
O presente artigo aborda a relação entre ensino de história e patrimônio cultural nas práticas educativas elaboradas para as fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição tutora destas fortalezas desde 1979, 1990 e 1991, respectivamente. O artigo tem como objetivo analisar o Programa de Turismo Educativo desenvolvido por esta universidade no contexto do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: 250 anos de História Brasileira (1989-1991); identificar as continuidades e as mudanças nestas práticas propostas desde a década de 1970 até hoje, por meio de documentos produzidos pela Universidade, a página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina e narrativas orais transcritas no CD-ROM Fortalezas Multimídia; problematizar as concepções de história e patrimônio identificadas nestas propostas; e, a partir da perspectiva decolonial, apontar possibilidades outras de elas virem a ser espaços de diálogo plural e intercultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30T13:05:55Z 2021-07-30T13:05:55Z 2021-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2358-2448 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225522 |
identifier_str_mv |
2358-2448 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos NAUI |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos NAUI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652310609395712 |