O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_4a150afd86999c6dbce699946158637f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158819 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciaisEducaçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.Esta pesquisa tem como tema o planejamento docente em disciplinas a distância em cursos presenciais, buscando compreender como o docente organiza seu fazer pedagógico e quais os saberes docentes mobilizados para sua ação. Este estudo objetivou analisar como se efetiva o planejamento e quais os saberes docentes necessários para sua ação, em disciplinas a distância de cursos presenciais. O locus da pesquisa é uma Universidade Comunitária de Santa Catarina. Foram adotados como principais referenciais teóricos: os saberes docentes (Tardif) e a formação docente para uso de tecnologias (Belloni; Mishra e Koehler). Metodologicamente a pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, com base no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a bibliográfica, acerca da oferta da modalidade na instituição, o questionário e a entrevista. Os dados evidenciam que, para o desenvolvimento de uma disciplina a distância, é necessário que o docente adquira um conjunto de saberes, os quais vão muito além do conteúdo específico de sua área. O docente assinala a necessidade de um arcabouço de saberes para assim planejar sua ação docente, com reflexões e ações para que a parte a distância não seja, estritamente, um elemento à parte, mas que seja parte integrante de um mesmo processo.Cerny, Roseli ZenUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Rafael Arlindo2016-02-09T03:07:29Z2016-02-09T03:07:29Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| il., tabs.application/pdf337020https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
title |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
spellingShingle |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais Rosa, Rafael Arlindo Educação Ensino a distancia Professores - Formação |
title_short |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
title_full |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
title_fullStr |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
title_full_unstemmed |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
title_sort |
O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais |
author |
Rosa, Rafael Arlindo |
author_facet |
Rosa, Rafael Arlindo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerny, Roseli Zen Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rafael Arlindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino a distancia Professores - Formação |
topic |
Educação Ensino a distancia Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-02-09T03:07:29Z 2016-02-09T03:07:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
337020 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819 |
identifier_str_mv |
337020 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652238072053760 |