O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rafael Arlindo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_4a150afd86999c6dbce699946158637f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158819
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciaisEducaçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.Esta pesquisa tem como tema o planejamento docente em disciplinas a distância em cursos presenciais, buscando compreender como o docente organiza seu fazer pedagógico e quais os saberes docentes mobilizados para sua ação. Este estudo objetivou analisar como se efetiva o planejamento e quais os saberes docentes necessários para sua ação, em disciplinas a distância de cursos presenciais. O locus da pesquisa é uma Universidade Comunitária de Santa Catarina. Foram adotados como principais referenciais teóricos: os saberes docentes (Tardif) e a formação docente para uso de tecnologias (Belloni; Mishra e Koehler). Metodologicamente a pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, com base no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a bibliográfica, acerca da oferta da modalidade na instituição, o questionário e a entrevista. Os dados evidenciam que, para o desenvolvimento de uma disciplina a distância, é necessário que o docente adquira um conjunto de saberes, os quais vão muito além do conteúdo específico de sua área. O docente assinala a necessidade de um arcabouço de saberes para assim planejar sua ação docente, com reflexões e ações para que a parte a distância não seja, estritamente, um elemento à parte, mas que seja parte integrante de um mesmo processo.Cerny, Roseli ZenUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Rafael Arlindo2016-02-09T03:07:29Z2016-02-09T03:07:29Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| il., tabs.application/pdf337020https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
title O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
spellingShingle O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
Rosa, Rafael Arlindo
Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
title_short O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
title_full O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
title_fullStr O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
title_full_unstemmed O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
title_sort O planejamento da ação docente em disciplinas a distância em cursos presenciais
author Rosa, Rafael Arlindo
author_facet Rosa, Rafael Arlindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerny, Roseli Zen
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rafael Arlindo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
topic Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:07:29Z
2016-02-09T03:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337020
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819
identifier_str_mv 337020
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652238072053760