Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445 |
Resumo: | Este artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem. |
id |
UFC-7_df8cd215e3ea1a52468ecc6b0d0536d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45445 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalistaFormação docenteEducaçãoProfessor normalistaEnsino a distânciaEste artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem.IFCE2019-09-05T14:51:49Z2019-09-05T14:51:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183.978-85-420-0661-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445Araújo, Ana Cláudia UchôaHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T14:10:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:13.205655Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
title |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
spellingShingle |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista Araújo, Ana Cláudia Uchôa Formação docente Educação Professor normalista Ensino a distância |
title_short |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
title_full |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
title_fullStr |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
title_full_unstemmed |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
title_sort |
Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista |
author |
Araújo, Ana Cláudia Uchôa |
author_facet |
Araújo, Ana Cláudia Uchôa Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Cláudia Uchôa Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Educação Professor normalista Ensino a distância |
topic |
Formação docente Educação Professor normalista Ensino a distância |
description |
Este artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-09-05T14:51:49Z 2019-09-05T14:51:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183. 978-85-420-0661-2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183. 978-85-420-0661-2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
IFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028997099945984 |