Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445
Resumo: Este artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem.
id UFC-7_df8cd215e3ea1a52468ecc6b0d0536d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45445
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalistaFormação docenteEducaçãoProfessor normalistaEnsino a distânciaEste artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem.IFCE2019-09-05T14:51:49Z2019-09-05T14:51:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183.978-85-420-0661-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445Araújo, Ana Cláudia UchôaHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T14:10:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:13.205655Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
title Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
spellingShingle Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Formação docente
Educação
Professor normalista
Ensino a distância
title_short Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
title_full Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
title_fullStr Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
title_full_unstemmed Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
title_sort Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista
author Araújo, Ana Cláudia Uchôa
author_facet Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_role author
author2 Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação
Professor normalista
Ensino a distância
topic Formação docente
Educação
Professor normalista
Ensino a distância
description Este artigo aborda a formação docente feminina, no período de 2007 a 2012, notadamente na Educação a Distância, partindo da perspectiva de professoras tutoras a distância, em comparação com a vivenciada no período de 1920, numa perspectiva genealógica, partindo da literatura e do aporte legal norteadores da temática, baseando-se em Olinda (2005), Alves (2009), Cavalcante (2000), entre outros. É um trabalho oriundo da pesquisa que desenvolvemos no Doutorado em Educação Brasileira, na Linha de História da Educação Comparada, no Eixo de Família, Sexualidade e Educação, sendo um texto que contém uma base empírica, ao mesmo tempo, documental e bibliográfica, em que procuramos abordar a genealogia e a sua relação com o Magistério, bem como o papel da mulher na docência, em perspectiva contextual, no período de 2007 a 2012, e na década de 1920. Através deste estudo, conclui-se que normalistas e professoras tutoras, embora situadas em épocas diferentes e utilizando suportes de ensino e aprendizagem que, em parte, se diferem, se irmanam na condição de docentes, no tocante ao exercício do cuidar, do zelar, que emprestam à dimensão da ensinagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-05T14:51:49Z
2019-09-05T14:51:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183.
978-85-420-0661-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Uma genealogia da formação docente: elos entre a tutora a distância e a normalista. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 159-183.
978-85-420-0661-2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFCE
publisher.none.fl_str_mv IFCE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028997099945984