Tendências nas dissertações e teses em psicologia sobre as dificuldades de aprendizagem escolar na segundo metade da década de 90
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84320 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Tendências nas dissertações e teses em psicologia sobre as dificuldades de aprendizagem escolar na segundo metade da década de 90PsicologiaPsicologia educacionalDisturbios da aprendizagemProdução cientificaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este estudo visa contribuir com a discussão acerca da posição e da função da Psi-cologia no contexto educacional, mais especificamente, com relação ao fenômeno das Dificuldades de Aprendizagem. Para tanto, delimitou-se como principal objetivo, ca-racterizar a produção acadêmica brasileira voltada para a problemática das Dificuldades de Aprendizagem, procurando identificar nessa produção, sobretudo, as tendências ex-plicativas quanto aos determinantes de tal problemática. Foram selecionadas todas as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil du-rante os cinco anos compreendidos entre 1996 e 2000, cujo tema estivesse de alguma forma relacionado à questão do não-aprender. Os trabalhos passaram por exaustiva aná-lise taxonômica e receberam tratamento estatístico com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. As principais categorias de análise foram estabelecidas a posteriori, ex-traídas dos textos examinados. Como fio condutor da discussão utilizou-se a tendência reducionista, constatada através de breve revisão bibliográfica apresentada a título de introdução. Os resultados mostraram-se ambíguos. Considerando a totalidade dos estu-dos examinados, verifica-se a confirmação do modelo reducionista na medida em que a principal explicação para o problema recai sobre o aluno e/ou a família, por outro lado, a observação da evolução no tempo indica uma aparente tendência para a articulação das variáveis referentes à escola, sobretudo os métodos e programas de ensino. Consta-tou-se ainda uma larga gama de perspectivas teóricas sustentando esses estudos, resul-tando em uma multiplicidade de temáticas focalizadas, bem como, numa grande quanti-dade e diversidade de variáveis consideradas; algumas destas sendo apontadas exclusi-vamente por trabalhos de uma única base teórico-metodológica. Além disso, foi possí-vel constatar a falta de uma demarcação clara do fenômeno estudado e, portanto, a invi-abilização de uma agenda de pesquisa capaz de articular esses diversos estudos em tor-no de um objetivo comum.Florianópolis, SCZanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancisco, Paulo Roberto2012-10-20T08:16:42Z2012-10-20T08:16:42Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 118 f.| tabs., grafs.application/pdf190700http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84320porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:07:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84320Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:07:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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