Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000
Resumo: Orientador: Gislene de Campos Oliveira
id UNICAMP-30_798482712762c0365d6cc297fc4ac797
oai_identifier_str oai::176668
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagemAprendizagemPsicologia educacionalDisturbios da aprendizagemOrientador: Gislene de Campos OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: o objetivo deste estudo foi verificar qual o perfil das crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem, encaminhadas a um hospital público, e identificar o que aconteceu com elas após diagnosticado o problema e feito o encaminhamento para tratamento. Para a realização do presente estudo, foi obtida uma amostra de 83 prontuários de pacientes que compareceram, no ano de 1998, ao Ambulatório de Neurologia I Distúrbios de Aprendizagem, da disciplina de Neurologia Infantil, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Traçou-se, então, o perfil das crianças que procuraram este Serviço. Foi feita uma entrevista com o responsável pela criança e, em alguns casos, enviou-se pelo correio um questionário para verificar se a criança ainda possuía dificuldades de aprendizagem. Realizou-se, também, entrevistas com a Equipe de Neurologia, procurando caracterizar o diagnóstico e o encaminhamento dados a estas crianças. Com as informações obtidas, foram feitas análises para estabelecer as relações entre queixa, QI, idade, sexo, situação escolar e outras características da criança com dificuldades de aprendizagem. Dos 83 pacientes apenas 49 (59,0%) informaram a situação atual da criança em relação às queixas. Após análise estatística dos dados, verificou-se que 97,94% das crianças ainda possuem dificuldades de aprendizagem. Observou-se também, que quase 50% destas crianças foram encaminhadas ao psicopedagogo, mas o tratamento não foi realizado pela dificuldade em encontrar especialistas em serviço públicoAbstract: The aim of this study was to verific the profile of the children with complaints of learning difficultys, sent to a public hospital and what happened with them afie r diagnosis of the problem and guided to treatment. For the accomplishment of the present study it was obtained a sample of 83 patient charts attended in the year of 1998 at the Neurology Clinic I Learning Disabilitys, Division of Pediatric Neurology, Department of Neurology of the Medical Sciences School - Campinas State University - Unicamp. It was traced the profile of the children that looked for this Service. It was made an interview with the responsible person for the child and, in some cases, it was sent by mail a questionnaire to verify he/she still having learning difficultys. They were also made interviews with the Neurology Team trying to characterize the diagnosis and guidance gave to those children. With the obtained information, they were made analyses to establish the relationships among: complaints, IQ, age, sex, school situation and other characteristics of the child with learning difficultys. Of the 83 patients only 49 (59,0%) informed the child current situation in relationship the complaints. Afier statistical analysis of the data, it was find that 97,94% children continued to have complaints of learning difficultys. It was also observed that almost 50% of this children were guided to psychopedagogue, but they did not obtained treatment due difficulty to find this specialty on a public serviceMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Brenelli, Rosely PalermoMoraes, Antonio Bento Alves deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPasseri, Silvia Maria Riceto Ronchim19991999-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf130p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. Psicopedagogia no ambiente hospitalar: um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem. 1999. 130p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176668porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:00:17Zoai::176668Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
title Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
Aprendizagem
Psicologia educacional
Disturbios da aprendizagem
title_short Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
title_sort Psicopedagogia no ambiente hospitalar : um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem
author Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
author_facet Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Brenelli, Rosely Palermo
Moraes, Antonio Bento Alves de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Psicologia educacional
Disturbios da aprendizagem
topic Aprendizagem
Psicologia educacional
Disturbios da aprendizagem
description Orientador: Gislene de Campos Oliveira
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-08-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000
PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. Psicopedagogia no ambiente hospitalar: um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem. 1999. 130p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. Psicopedagogia no ambiente hospitalar: um estudo de crianças com dificuldades de aprendizagem. 1999. 130p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
130p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188828893675520