POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O INCENTIVO AO ENSINO PRIVADO EM DETRIMENTO DA EXPANSÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bollmann, Maria da Graça Nóbrega
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Franciele de Souza Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131814
Resumo: Neste artigo são expostas algumas considerações acerca das políticas públicas criadas para educação superior nos últimos anos, no Brasil. É clarividente que na legislação brasileira não há mecanismos que exijam garantia de acesso à educação pública superior a todos os cidadãos habilitados. Todavia apesar dos esforços governamentais em viabilizar o ensino superior gratuito a todos, o que se tem visto é o amplo crescimento de políticas públicas que incentivam o acesso ao ensino superior privado em detrimento da expansão das instituições públicas. O que retira o caráter suplementar, sem fins lucrativos, do ensino privado e contribui para uma mercantilização da educação superior. Para tanto, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta em fontes documentais diversas, em especial, web sites referentes à educação, bem como órgãos da imprensa tradicional e da mídia eletrônica nacionais.
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