Projetos profissionais de jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas da região do maciço do Morro da Cruz: mediações da escola, do trabalho e da classe social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonn, Camila Felipe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187054
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
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spelling Projetos profissionais de jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas da região do maciço do Morro da Cruz: mediações da escola, do trabalho e da classe socialEducaçãoEducação permanenteTrabalhoJovensDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.O contexto do mercado de trabalho, cada vez mais incerto, instável e competitivo, impõe a necessidade de os trabalhadores assumirem a responsabilidade de suas trajetórias profissionais. Por isso, a escolarização, a formação permanente e o prolongamento dos estudos figuram como estratégias, dentro do projeto do capital, para aumentar a expectativa dos indivíduos conquistarem uma colocação no mercado de trabalho. Considerando esse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as características dos projetos profissionais elaborados por jovens estudantes do Ensino Médio de escolas do maciço do Morro da Cruz e qual é a participação da escola nesse processo. Os dados foram obtidos por meio da análise de 1.180 questionários aplicados com estudantes do Ensino Médio de 10 escolas da região do Maciço do Morro da Cruz, aliados aos relatos dos 4 Grupos Focais e 15 Entrevistas realizadas com jovens de 4 escolas selecionadas. A partir das análises realizadas, percebemos que os jovens pesquisados fazem parte de famílias constituídas de migrantes, de baixa renda e baixa escolaridade. Ficou evidente que, para esses jovens da classe trabalhadora, a continuidade dos estudos é o elemento que sustenta a organização do projeto profissional, pois a educação formal é considerada como muito importante para a obtenção de um trabalho e a escola foi citada como um espaço para adquirir conhecimento e estratégia para melhorar seu futuro e de sua família. Boa parte dos jovens participantes da pesquisa indicam que conciliam os estudos com o trabalha, inserindo-se no mercado de trabalho principalmente pela via das ocupações precárias e, justamente por vivenciar as condições objetivas decorrentes do excesso de horas de trabalho, a instabilidade, a repetição das atividades, o rebaixamento das suas capacidades, a baixa remuneração, buscam, como objetivo, conquistar o trabalho com carteira assinada. Em relação especificamente à escola, percebemos que ela não se apresenta para o jovem pobre como uma mediação para que ele possa mudar qualitativamente suas condições de vida. Pelo contrário, submetida à lógica do capital, a escola conserva as relações de classe e fornece qualificações desiguais a fim de atender a diferentes formas de contratação e padrões de produtividade e assim perpetuar os processos de extração de mais-valia que combinam as dimensões relativa e absoluta. Isto é, a escola tem contribuído fortemente para promover a adaptação, não parece enriquecer o campo de possibilidades dos jovens para elaboração dos seus projetos profissionais. Enfim, a partir de tudo que foi considerado, percebemos que o futuro dos jovens da região do maciço do Morro da Cruz é tolhido pelas possibilidades concretas a que dispõem, que são determinadas por sua posição de classe e acesso restrito aos bens que poderiam agregar no seu desenvolvimento e que a escola tem contribuído muito mais para reiteração, naturalizando a lógica de submissão da classe trabalhadora como mantenedora da ordem burguesa.Abstract : The world of work, increasingly uncertain, unstable and competitive, created the need for workers to take responsibility for their professional trajectories. Therefore, schooling, continued education and the extension of studies are seen as strategies within the capital?s project to increase individuals expectation to gain a place in the labor market. In this sense, the present research had the objective of analyzing what are the professional projects characteristics elaborated by high school students from schools in the Maciço do Morro da Cruz and what is the school's participation in this process. The data were obtained through the analysis of 1,180 questionnaires applied with high school students from 10 schools in the Maciço do Morro da Cruz region, along with reports of the 4 Focus Groups and 15 Interviews conducted with youngsters from 4 selected schools. Based on the analyzes carried out, it was noticed that the young people surveyed are part of families consisting of migrants, low income and low schooling. It was evident that for them the continuity of studies is the element which sustains the organization of the professional project, since formal education is considered very important to obtain a job and the school was cited as a space to acquire knowledge and develop strategies to improve their future and their family?s too. Concomitant with the studies, many of the students indicate they work, entering the labor market mainly by means of precarious occupations and, precisely because of experiencing the objective conditions due to excessive hours of work, instability, repetition of activities, the lowering of their capacities, the low remuneration, they seek to achieve a job with a formal contract. In relation specifically to the school, we perceive that it does not present itself to the poor young students as a way to qualitatively change their conditions of life. On the contrary, subject to the logic of capital, the school retains class relations and provides unequal qualifications in order to meet different forms of hiring and productivity standards and thus perpetuate the surplus value processes that combine the relative and absolute So the school has strongly contributed to promote adaptation, it does not seem to enrich the field of possibilities of young students in order to elaborate their professional projects.Finally, from all that was considered, it was perceived that the future of young students from the Maciço do Morro da Cruz is hampered by the concrete possibilities they have, which are determined by their class position and restricted access to the goods they could add in their development and that the school has contributed much more to reiteration, naturalizing the logic of the working class submission as maintainer of the bourgeois order.Marcassa, Luciana PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaTonn, Camila Felipe2018-06-15T04:03:27Z2018-06-15T04:03:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis258 p.| il.application/pdf352393https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187054porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T04:03:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187054Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-15T04:03:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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