Monitoramento da eficácia dos equipamentos do PNCV na rodovia BR-316/AL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177977 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias. |
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Monitoramento da eficácia dos equipamentos do PNCV na rodovia BR-316/ALPNCVMonitoramento de velocidadePontos críticosAcidentes de trânsitoTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.Este trabalho trata do monitoramento da eficácia dos equipamentos do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade – PNCV, medida mitigadora desenvolvida e implementada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes a partir do ano de 2009. Para tanto, adotou-se a Rodovia Federal BR- 316 no estado de Alagoas. A análise desenvolvida fundamentou-se na observação da variação das taxas de acidentes e de severidade nos segmentos da rodovia, antes e depois da instalação dos equipamentos do PNCV. Os resultados indicam que após instalação dos equipamentos se observou redução de 42,5% nos segmentos críticos da BR 316/AL, entre os anos de 2011 e 2016, além de observar que, individualmente, 74,0% dos equipamentos tiveram avaliação positiva na redução das ocorrências.This work treat of the monitoring of the effectiveness of equipment of National Electronic Control of Velocity Program (PNCV), a mitigation measure developed and implemented by the National Department of Transport Infrastructure since 2009. For this, adopted the Federal Highway BR- 316 in the state of Alagoas. The analysis developed was based on the observation of the variation of traffic accident rates and severity in the highway segments, before and after the installation of PNCV equipment. The results indicate that, after installing the equipment, a was observed a reduction of 42.5% in the critical segments of BR 316 / AL, between 2011 and 2016, in addition to observing that, individually, 74.0% of the equipment had a positive evaluation in the Reduction of occurrencesBrasília, DFNodari, Christine TesseleUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Jonathan da Fonseca2017-08-02T16:12:49Z2017-08-02T16:12:49Z2017-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177977porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-02T16:12:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-02T16:12:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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