Os gêneros do discurso como referenciais para a atuação fonoaudiológica: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signor, Rita de Cassia Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93879
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2010
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spelling Os gêneros do discurso como referenciais para a atuação fonoaudiológica: um estudo de casoLinguistica aplicadaInabilidade na leituraDisturbios da linguagemEscritaFonoaudiologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2010O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de apropriação e desenvolvimento de conhecimentos de leitura e escrita, por um grupo de sujeitos encaminhados para atendimento clínico, a partir de uma proposta teórico-terapêutica baseada na teoria de gêneros do discurso de Bakhtin, observando o papel que a mediação embasada nessa perspectiva teórica pode desempenhar na atuação fonoaudiológica. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso de atendimento fonoaudiológico com um grupo de sujeitos que apresentavam queixas de dificuldades na leitura e na escrita. O grupo foi composto por cinco sujeitos, entre 11 e 13 anos de idade, estudantes do quarto e quinto anos de escolas públicas. Após conversas iniciais com esses sujeitos e análise das condições do grupo, o gênero peça de teatro foi selecionado para ser o condutor da ação terapêutica e, desse modo, o objetivo acordado foi a produção escrita de uma peça de teatro, sua divulgação e encenação. O trabalho com esse gênero foi desenvolvido de modo que outros gêneros (romance, sinopse e cartaz de divulgação) foram necessários à concretização do projeto proposto, ampliando o trabalho com leitura/escuta e produção textual. O enfoque terapêutico mediado pela noção de gêneros previu dois momentos principais, ambos relacionados a uma proposta de reenunciação de um romance lido para a produção escrita da peça de teatro. Em um primeiro momento, os sujeitos realizaram a leitura de um romance (Goosebumps - ele saiu debaixo da pia) e, em um segundo momento, engajaram-se em uma proposta de reenunciação desse romance lido para uma peça de teatro. O segundo momento (a reenunciação) englobou a realização de algumas atividades que objetivaram proporcionar uma vivência em torno do gênero peça de teatro, pois conforme postula Bakhtin (2003 [1952-1953]), é só na interação mediada pelo gênero que é possível que se chegue ao domínio do gênero. Assim, iniciamos essa vivência por meio de conversas e pesquisas relacionadas à socioformação do teatro e, visando conhecer mais de perto as atividades humanas relacionadas à produção e ao funcionamento desse gênero, os sujeitos leram entrevistas com dramaturgos, elaboraram uma entrevista com uma dramaturga e assistiram a uma peça de teatro. Da mesma forma, almejando conhecer as propriedades do gênero, selecionamos um conjunto de peças e realizamos leituras e análises centradas no tema, na composição textual e no estilo do autor e do gênero. A escrita da peça ocorreu por meio de reenunciações dos capítulos do romance lido, em que cada sujeito produziu em média seis textos no gênero. Posteriormente, deu-se a união dos capítulos e, de posse da peça completa, os sujeitos realizaram a divisão em cenas, pautada na marcação da entrada e saída de personagens, e na colocação das vistas. Na sequência, procederam a uma revisão de texto com a finalidade de publicação em site e, do mesmo modo, realizaram uma sinopse da peça que ocorreu como uma condição para essa publicação. Como a peça produzida seria encenada pelos sujeitos, para que o evento fosse divulgado, eles procederam à confecção de cartazes de divulgação. A proposta terapêutica, após sua concretização, foi analisada à luz do dialogismo bakhtiniano. Os resultados sugerem que as práticas ancoradas em uma perspectiva enunciativo-discursiva foram efetivas, pois, por meio de contextos significativos de uso da língua, os sujeitos se aproximaram da escrita e da leitura e com isso desenvolveram competências linguísticas e discursivas necessárias à interação nessas práticas. Em outras palavras, os sujeitos produziram uma série de textos, realizaram leituras, interagiram com os colegas ora ensinando para eles, ora aprendendo com eles, revertendo-se, desse modo, a autoimagem abalada pelo estigma de uma suposta dificuldade de escrita. Assim, os efeitos da terapia baseada nos gêneros promoveram o redimensionamento de experiências negativas em torno da linguagem escrita. Conclui-se que a proposta terapêutica com os gêneros do discurso é viável, uma vez que motiva a interlocução, responsável pelo comprometimento dos sujeitos com as práticas de leitura e escrita promovendo-se, dessa forma, avanços em suas possibilidades como leitores e produtores de textos/autores.The main objective of this work is using Bakhtin's notion of discourse genres to develop a proposal of therapy to be applied in the field of speech therapy. Thus, our aim is to comprehend and analyze the role of discourse genres in clinical attendance, mainly in the process of development and appropriation of reading and writing skills. In order to execute the proposal, we have developed a case study in speech therapy attendance with one group of individuals whose complains were about difficulties in the process of reading and writing. This group was formed by five people: one girl and four boys, between 10-13 years old. After some meetings with them, we were able to analyze the conditions of the group, so we choose the genre play (theatre) to be the guider in our therapeutic action. Based on dialogues with the group, we decided to elaborate a play, and then, perform it and promote it. Our work was also developed in a way we could use other genres in order to increase activities of reading, listening and textual production. The focus on the genre play foreshadowed two mainly therapeutic moments, both related to a proposal of re-utterance of a novel that they read before elaborating the play: 1 - The reading of a novel (Goosebumps - ele saiu debaixo da pia) that was chosen to be adapted for stage; 2 - Re-utterance from the chosen novel to a play. This second moment was composed by activities that focused on experiencing the genre, because, according to Bakhtin (2003), we can completely understand a genre only in social interaction. Thus, we started with conversations and researches about the social formation of the theatre in order to know human activities related to the elaboration and functioning of a play. The group also watched a play and read interviews with playwrights. After this, each of them wrote his/her own interview to a playwright. Besides, for them to know the genre characteristics, we selected some plays and developed some activities in which they read the plays and analyzed author's theme, textual composition and style. The activity of writing a play was based on re-utterances of the novel's chapters. In the end, each of them produced around six texts. Then, their texts were joined and, with the plot complete, they began to divide it in scenes, taking as parameters the moments when characters should enter or leave the stage. Soon after, they revised the text and made a synopsis to publish it in a website. They promote the play with posters and performed it to some teenagers. This therapeutic proposal was analyzed according to bakhtinian dialogism. The results suggest that practices based on a discursive perspective were effective because the group - immersed in meaningful contexts of language use - developed linguistic and discursive competences necessary in reading and writing. In other words, they produced texts, read different things, interacted with their colleagues - sometimes teaching them, sometimes learning with them - modifying their self image which was affected by a supposed writing difficulty. Thus, the effects of a genre based therapy were positive because this approach re-signified negative experiences in writing. We conclude that the proposal of a genre based therapy is viable because it motivates people to interact with reading and writing, supporting advances in their possibilities as readers and writers.Rodrigues, Rosangela HammesBortolotto, NelitaUniversidade Federal de Santa CatarinaSignor, Rita de Cassia Fernandes2012-10-25T04:17:38Z2012-10-25T04:17:38Z2012-10-25T04:17:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf287326http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93879porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T12:09:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T12:09:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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