O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Seandra Teixeira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_4b42ec282584f54fd29952cc5533c695
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130391
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.Educação infantilHistória do Sistema de NumeraçãoMatemática na InfânciaTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho consiste numa reflexão sobre a importância do acesso das crianças pequenas ao conhecimento matemático. O foco desta pesquisa está no último ano da Educação Infantil e busca desenvolver o pensamento matemático infantil e analisar como as crianças elaboram seus processos de quantificação, em situações de interação com os objetos e com os outros, estando num estágio de pré-cálculo, ao se depararem com a História dos números e com os suportes que o homem utilizou para se comunicar, contar e se organizar. O objetivo maior está em propiciar um encontro destas crianças com a história, ao demonstrar como se deu o processo de elaboração do sistema de numeração, ao longo do tempo, para que assim possam compreender seu próprio processo de elaboração do pensamento matemático. Neste trabalho uma metodologia é proposta e esta tem como intuito proporcionar situações e atividades que tragam a história passada, através de imagens e relatos e possibilite diversas vivências do processo de contagem vivido pelo homem (desde o primitivo até os dias atuais) e dos suportes utilizados para identificar e registrar quantidades, para que a criança compreenda o nosso sistema de numeração. A elaboração desta metodologia procura fundamentar-se no Enfoque Histórico Cultural do desenvolvimento elaborado por L. S. Vygotsky e seus continuadores.Florianópolis, SCVilela, Elenira OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Seandra Teixeira de2015-03-10T12:50:41Z2015-03-10T12:50:41Z2014-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-10T12:50:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130391Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-10T12:50:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
title O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
spellingShingle O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
Mello, Seandra Teixeira de
Educação infantil
História do Sistema de Numeração
Matemática na Infância
title_short O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
title_full O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
title_fullStr O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
title_full_unstemmed O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
title_sort O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
author Mello, Seandra Teixeira de
author_facet Mello, Seandra Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Elenira Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Seandra Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
História do Sistema de Numeração
Matemática na Infância
topic Educação infantil
História do Sistema de Numeração
Matemática na Infância
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-06
2015-03-10T12:50:41Z
2015-03-10T12:50:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651923470942208