O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
id |
UFSC_4b42ec282584f54fd29952cc5533c695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130391 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância.Educação infantilHistória do Sistema de NumeraçãoMatemática na InfânciaTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho consiste numa reflexão sobre a importância do acesso das crianças pequenas ao conhecimento matemático. O foco desta pesquisa está no último ano da Educação Infantil e busca desenvolver o pensamento matemático infantil e analisar como as crianças elaboram seus processos de quantificação, em situações de interação com os objetos e com os outros, estando num estágio de pré-cálculo, ao se depararem com a História dos números e com os suportes que o homem utilizou para se comunicar, contar e se organizar. O objetivo maior está em propiciar um encontro destas crianças com a história, ao demonstrar como se deu o processo de elaboração do sistema de numeração, ao longo do tempo, para que assim possam compreender seu próprio processo de elaboração do pensamento matemático. Neste trabalho uma metodologia é proposta e esta tem como intuito proporcionar situações e atividades que tragam a história passada, através de imagens e relatos e possibilite diversas vivências do processo de contagem vivido pelo homem (desde o primitivo até os dias atuais) e dos suportes utilizados para identificar e registrar quantidades, para que a criança compreenda o nosso sistema de numeração. A elaboração desta metodologia procura fundamentar-se no Enfoque Histórico Cultural do desenvolvimento elaborado por L. S. Vygotsky e seus continuadores.Florianópolis, SCVilela, Elenira OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Seandra Teixeira de2015-03-10T12:50:41Z2015-03-10T12:50:41Z2014-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-10T12:50:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130391Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-10T12:50:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
title |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
spellingShingle |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. Mello, Seandra Teixeira de Educação infantil História do Sistema de Numeração Matemática na Infância |
title_short |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
title_full |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
title_fullStr |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
title_full_unstemmed |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
title_sort |
O sistema de numeração: seus princípios na história movem seu aprendizado na infância. |
author |
Mello, Seandra Teixeira de |
author_facet |
Mello, Seandra Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Elenira Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Seandra Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil História do Sistema de Numeração Matemática na Infância |
topic |
Educação infantil História do Sistema de Numeração Matemática na Infância |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-06 2015-03-10T12:50:41Z 2015-03-10T12:50:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651923470942208 |