Professores(as): trabalho, vida e saúde
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87237 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaZacchi, Marlucy Silveira de SouzaVendramini, Celia Regina2012-10-21T16:56:00Z2012-10-21T16:56:00Z20042004203874http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87237Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Neste estudo - que combina a abordagem qualitativa e quantitativa - analisa-se a relação entre o trabalho docente e a saúde dos que nele atuam, tendo como universo de pesquisa a Rede Pública Municipal de Palhoça. Para estabelecer essa relação, discute-se a natureza do trabalho docente e suas condições de realização no contexto capitalista. A discussão fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Marx - a respeito dos aspectos concernentes à estruturação desta sociedade - e nos estudos já produzidos acerca do trabalho docente e da sua relação com a saúde - mal-estar docente, estresse e burnout em professores. Partindo do pressuposto que o trabalho docente no interior da sociedade capitalista afeta a saúde de professores (as), investigou-se sua natureza e as condições sob as quais é realizado; identificou-se a freqüência com que ocorrem as licenças para tratamento de saúde entre professores e as doenças que provocam seu afastamento da sala de aula no período 2000/2002. As entrevistas realizadas com quatro professoras da rede revelam aspectos significativos da multifacetada atividade docente - como a longa jornada e a sobrecarga de trabalho, sobretrabalho, relações interpessoais, escassez de recursos e baixos salários - que impele a professora-trabalhadora a realizar o trabalho doméstico e, ainda, outras atividades complementares de renda. Sob tais condições, o trabalho perde seu caráter humanizador, constituindo-se como fonte de sofrimento e interferindo na saúde desses professores. Esta pesquisa revela que grande parte das doenças - pelas quais os (as) professores (as) se afastam do trabalho - são as de ordem psicológica, sendo a depressão a doença de maior incidência entre docentes.1 v.| tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoProfessoresTrabalho -Aspectos psicologicosStress ocupacionalProfessoresSaudeProfessores(as): trabalho, vida e saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL203874.pdfapplication/pdf556254https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87237/1/203874.pdf75fe79fd7f8aba5537ef896b5142f82dMD51TEXT203874.pdf.txt203874.pdf.txtExtracted Texttext/plain223676https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87237/2/203874.pdf.txtdaa137fe57f989e718360e6d2cd0eb09MD52THUMBNAIL203874.pdf.jpg203874.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87237/3/203874.pdf.jpg502ced4cd220875f38a4c0fa47b59427MD53123456789/872372013-05-03 00:17:53.764oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87237Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:17:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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