Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toebe, Jonas Curt
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215257
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_4ba3086a58ba391a313d6f472a4da2b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215257
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professoresEducaçãoProfessoresEmprego temporárioEscolas públicasEnsino médioAmbiente de trabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Com as mudanças no mundo do trabalho identificadas com o sistema do capital, os professores têm sentido impactos diretos em relação a sua atividade, porque tal exercício implica na formação dos trabalhadores alinhados com a racionalidade do mercado capitalista. Para além disso, as contratações temporárias de professores contribuem para uma lógica ainda mais alienante da atividade pela alta taxa de rotatividade de professores nas escolas. A presente dissertação se constitui como uma investigação empírica das contratações de professores temporários (ACTs) no Ensino Médio da rede pública de Santa Catarina, delimitado na Grande Florianópolis, orientada teoricamente pela concepção do materialismo dialético na qual as relações humanas estão permeadas por uma totalidade de categorias em constante movimento. Com subsídios da ontologia de György Lukács (1885-1971), entre outros autores, a dissertação teve como objetivo geral o de caracterizar a forma de contratação dos professores ACTs com as condições atuais de atividade docente e as contradições da própria práxis educativa na lógica do capital. Nessa direção, apresentam-se alguns aspectoschave para pensar as contratações temporárias, entre eles algumas reflexões em relação ao trabalho na forma do capital e as transformações históricas da atividade docente, a formação dos professores e as condições de trabalho dos professores temporários. Também se realizaram análise de diferentes documentos que legitimam a atividade docente no contexto desta forma de contratos. Por meio do estudo realizado, compreende-se que esta forma de contratação de professores adquiriu um caráter permanente, contribuindo sobremaneira para a precarização e a fragmentação desta atividade.Abstract: With the changes in the world of work identified with the capital system, teachers have felt direct impacts in relation to their activity, because such exercise implies the formation of workers aligned with the rationality of the capitalist market. In addition, temporary teacher hiring contributes to an even more alienating logic of activity due to the high turnover rate of teachers in schools. The present thesis constitutes as an empirical investigation of the hiring of temporary teachers (ACTs) in the public high school of Santa Catarina, delimited in Florianópolis region, theoretically oriented by the conception of the dialectical materialism in which the human relations are permeated by a totality of categories in constant motion. With subsidies from György Lukács (1885-1971) ontology, among other authors, the thesis had as its general objective to characterize the form of hiring temporary teachers with the current conditions of teaching activity and the contradictions of the educational praxis itself in the logic of capital. In this sense, some key aspects for thinking about temporary hiring are presented, among them, some reflections on work in the form of capital and the historical transformations of teaching activity, the formation of teachers and the working conditions of temporary teachers. Analysis of different documents that legitimize teaching activity in the context of this form of contracts was also performed. Through the study, it is understood that this form of teacher hiring has acquired a permanent character contributing greatly to the precariousness and fragmentation of this activity2019Torriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaToebe, Jonas Curt2020-10-21T21:14:38Z2020-10-21T21:14:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 p.| il., gráfs.application/pdf369060https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215257porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
title Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
spellingShingle Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
Toebe, Jonas Curt
Educação
Professores
Emprego temporário
Escolas públicas
Ensino médio
Ambiente de trabalho
title_short Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
title_full Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
title_fullStr Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
title_full_unstemmed Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
title_sort Contratação temporária de professores na Grande Florianópolis: condições de trabalho, formação e valorização dos professores
author Toebe, Jonas Curt
author_facet Toebe, Jonas Curt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torriglia, Patricia Laura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Toebe, Jonas Curt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores
Emprego temporário
Escolas públicas
Ensino médio
Ambiente de trabalho
topic Educação
Professores
Emprego temporário
Escolas públicas
Ensino médio
Ambiente de trabalho
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:14:38Z
2020-10-21T21:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369060
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215257
identifier_str_mv 369060
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2019
publisher.none.fl_str_mv 2019
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651915878203392