Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauli, Marina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165289
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
id UFSC_4bb0b72fe05427b2be5ef5fbf8d44e36
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/165289
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60VeleiroProjeto estruturalEstabilidadeSailboatStructural designStabilityTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Este trabalho consiste em uma análise do projeto estrutural e estabilidade transversal de um veleiro do tipo ketch voltado para expedições de pesquisas oceânicas que se encontra em construção no Parque Sapiens em Florianópolis. Nesse projeto são apresentados os cálculos estruturais e análises de estabilidade estática e dinâmica para garantir que o veleiro atenda aos requisitos do armador. O armador, neste caso, é a própria Universidade Federal, que pretende utilizar a embarcação para atividades de educação ambiental, treinamento de alunos de graduação, pós-graduação e reciclagem de docentes (Programa Nacional de Experiência Embarcada). O trabalho se concentra no dimensionamento do projeto estrutural desse veleiro por recomendações empíricas disponíveis na literatura e utiliza procedimentos e regras oferecidas pela IMO e DNV para analise da estabilidade transversal. As ferramentas utilizadas para esses processos são planilhas do Excel e o software Rhinoceros. Por fim, os resultados obtidos são analisados e comparados com a embarcação já em construção. Comparando o projeto estrutural do veleiro com o veleiro ECO-UFSC60 pode se observar um aumento do peso total da estrutura e um aumento da eficiência, sofrendo uma menor tensão por quantidade de massa. Em relação à estabilidade transversal, a estabilidade estática do veleiro obedece a regra da IMO considerando o pior caso (embarcação carregada com a quilha recolhida e 10% de combustível), porém na estabilidade dinâmica não são todos os critérios da DNV que são aprovados no pior (embarcação carregada com a quilha recolhida e 10% de combustível) e no melhor caso (embarcação descarregada com a quilha estendida e combustível cheio).This report consists of an analysis of the structural design and transversal stability of a sailboat with a ketch mast which will be for ocean research expeditions. This sailboat is under construction in Park Sapiens in Florianópolis. The goal of this report is to develop the structural calculations and static and dynamic stability analysis to ensure that the boat will perform with the objective of the ship owner. The owner, in this case, is the Federal University, which plans to use the vessel for environmental education of undergraduates training, postgraduate and retraining of teachers (National Program for Embedded Experience). The report focuses on the structural design of this sailboat by empirical recommendations available in the literature and uses procedures and rules provided by IMO and DNV for analysis of transversal stability. The tools used for these processes are Excel spreadsheets and Rhinoceros software. Finally, the results are analyzed and compared with the vessel already under construction. Comparing the structural sailboat design with the ECO-UFSC60 sailboat can be seen an increase in the total weight of the structure and an increase in efficiency, where there is a lower tension by mass quantity. In the transverse stability, the sailboat static stability follows IMO rule, considering the worst case (vessel loaded with collected keel and 10% of fuel), but the dynamic stability are not approved for all the criteria of DNV in the worst (vessel loaded with collected keel and 10% of fuel) and the best case (vessel unloaded with extended keel and full fuel).Joinville, SCTancredi, Thiago PontinAlarcon, Orestes EstevamUniversidade Federal de Santa CatarinaPauli, Marina2016-07-25T18:41:10Z2016-07-25T18:41:10Z2016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis120 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165289porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T18:41:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165289Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-25T18:41:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
title Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
spellingShingle Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
Pauli, Marina
Veleiro
Projeto estrutural
Estabilidade
Sailboat
Structural design
Stability
title_short Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
title_full Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
title_fullStr Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
title_full_unstemmed Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
title_sort Análise do projeto estrutural e estabilidade transversal do veleiro de pesquisa ECO UFSC60
author Pauli, Marina
author_facet Pauli, Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tancredi, Thiago Pontin
Alarcon, Orestes Estevam
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauli, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Veleiro
Projeto estrutural
Estabilidade
Sailboat
Structural design
Stability
topic Veleiro
Projeto estrutural
Estabilidade
Sailboat
Structural design
Stability
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25T18:41:10Z
2016-07-25T18:41:10Z
2016-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165289
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652303555624960