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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221937 |
Resumo: | Diante do novo paradigma ambiental cunhado ainda no final do século XX, as empresas vêm sendo instadas de maneira a reduzirem os impactos sobre o meio ambiente em toda sua cadeia produtiva. A aceitação ambiental de um produto é a marca do novo século, e questões como reciclabilidade, menor consumo global de energia passaram a fazer parte das estratégias das empresas e a integrar o projeto de produtos desde o design e seleção dos materiais, ainda na fase chamada de pré-projeto. A expressão Ecodesign é a forma sucinta desses princípios e baseia-se em projetar ou conceber produtos de forma mais ecológica possível. O Ecodesign assegura que um produto seja proveniente do uso mais consciente de energia, de água e matérias-primas, reciclagem de resíduos de processos de produção e de produtos em fim de vida. A prática de Ecodesign torna-se essencial para aquelas empresas que reconheceram que a responsabilidade ambiental é de vital importância para o sucesso no longo prazo, pois promove vantagem como redução dos custos, menor geração de resíduos, gera inovações em produtos e atrai novos consumidores. Somado a isto, os consumidores preocupam-se mais em adquirir produtos menos impactantes ao meio ambiente, existindo também, tendências globais que colocam como condição essencial para os fornecedores, que os produtos e serviços tenham um projeto que vise o respeito ao meio ambiente. Neste contexto esta pesquisa tem o objetivo de analisar as estratégias que tratam das questões ambientais sob a ótica do Ecodesign. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho possuiu uma abordagem bibliográfica, sendo uma pesquisa exploratória que visa prover o pesquisador de um conhecimento maior sobre o tema ou o problema de pesquisa. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico e levantamento em pesquisas já realizadas acerca do assunto. A partir daí, foi realizada urna revisão bibliográfica, a fim de clarificar conceitos e reunir através do material existente, as informações disponíveis sobre o tema. As técnicas de análise dos dados utilizados foram tratadas de forma qualitativa, sendo essencialmente levantados em material bibliográfico de apoio. Desta forma, o desenvolvimento sustentável por intermédio da eco-eficiência tem se tornado lema de muitas empresas que descobrem as vantagens competitivas na conservação dos recursos naturais e consciência ambiental. E dentro deste contexto surge o Ecodesign. |
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ECODESIGN:UMA ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO E A MELHORIA DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESASecodesignEstratégiaQuestão ambientalDiante do novo paradigma ambiental cunhado ainda no final do século XX, as empresas vêm sendo instadas de maneira a reduzirem os impactos sobre o meio ambiente em toda sua cadeia produtiva. A aceitação ambiental de um produto é a marca do novo século, e questões como reciclabilidade, menor consumo global de energia passaram a fazer parte das estratégias das empresas e a integrar o projeto de produtos desde o design e seleção dos materiais, ainda na fase chamada de pré-projeto. A expressão Ecodesign é a forma sucinta desses princípios e baseia-se em projetar ou conceber produtos de forma mais ecológica possível. O Ecodesign assegura que um produto seja proveniente do uso mais consciente de energia, de água e matérias-primas, reciclagem de resíduos de processos de produção e de produtos em fim de vida. A prática de Ecodesign torna-se essencial para aquelas empresas que reconheceram que a responsabilidade ambiental é de vital importância para o sucesso no longo prazo, pois promove vantagem como redução dos custos, menor geração de resíduos, gera inovações em produtos e atrai novos consumidores. Somado a isto, os consumidores preocupam-se mais em adquirir produtos menos impactantes ao meio ambiente, existindo também, tendências globais que colocam como condição essencial para os fornecedores, que os produtos e serviços tenham um projeto que vise o respeito ao meio ambiente. Neste contexto esta pesquisa tem o objetivo de analisar as estratégias que tratam das questões ambientais sob a ótica do Ecodesign. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho possuiu uma abordagem bibliográfica, sendo uma pesquisa exploratória que visa prover o pesquisador de um conhecimento maior sobre o tema ou o problema de pesquisa. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico e levantamento em pesquisas já realizadas acerca do assunto. A partir daí, foi realizada urna revisão bibliográfica, a fim de clarificar conceitos e reunir através do material existente, as informações disponíveis sobre o tema. As técnicas de análise dos dados utilizados foram tratadas de forma qualitativa, sendo essencialmente levantados em material bibliográfico de apoio. Desta forma, o desenvolvimento sustentável por intermédio da eco-eficiência tem se tornado lema de muitas empresas que descobrem as vantagens competitivas na conservação dos recursos naturais e consciência ambiental. E dentro deste contexto surge o Ecodesign.UFSC/VIRTUHAB2021-04-10T20:33:40Z2021-04-10T20:33:40Z2008-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221937FERREIRA, Alexandre RodriguesSTEFANO, NaraJOÃO, Daniel de MoraesCARVALHO, Maurício Nunes deGODOY, Leoni Pentiadoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-10T20:33:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221937Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-10T20:33:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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