O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Martins, Daniel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199881
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_4be6305d3b7fed0125fb75dc43a88772
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199881
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESAPalavras-chave: Literatura infantil. Fábulas. História em quadrinhos. Língua portuguesa. Aplicabilidade em sala de aula.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaUm dos compromissos da escola é desenvolver as competências leitoras do aluno. Este estudo tem como objetivo verificar a aplicabilidade da literatura infantil na sala de aula de Língua Portuguesa, com ênfase nas fábulas e histórias em quadrinhos. A literatura infantil é um instrumento fundamental no processo de aprendizagem, que pode ser utilizada como conhecimento específico ou instrumental, promovendo o desenvolvimento social, emocional e cognitivo do aprendiz. Além disso, é uma das respostas criativas à necessidade de proporcionar condições para despertar o interesse nos livros de histórias infantis. Portanto, é muito importante que o professor escolha textos com os quais o aluno se identifique bem como demonstrar as distinções da abordagem do processo de ensino-aprendizagem com práticas metodológicas para a inserção da literatura em língua portuguesa na sala de aula. Para isso, utiliza-se pesquisa qualitativa, realizada por meio de procedimento técnico bibliográfico e documental. Nesse sentido, conclui-se que, a literatura infantil é uma grande aliada do professor e que as fábulas e histórias em quadrinhos despertam e incentivam a leitura dos alunos, sendo, portanto, essencial a sua aplicação em sala de aula na língua portuguesa.One of the school's commitments is to develop students’ reading skills. This study aims at verifying the applicability of children's literature in the Portuguese language classroom, with an emphasis on fables and comic books. The childrens’ literature is a fundamental instrument that can be used as specific or instrumental knowledge, promoting the social, emotional and cognitive development of the learner. In addition, it is one of the creative responses to the necessity to provide the conditions to increase their interest in story books. Therefore, it is important that the teacher choose texts with which the student identifies himself, as well as demonstrate the distinctions of the approach of the teaching-learning process with methodological practices for the insertion of Portuguese-language literature in the classroom. For this, a qualitative research is carried out using a technical bibliographical and documentary procedure. In this sense, it was concluded that children's literature is a great ally for the teacher and that fables and comic books awaken and encourage the students reading, and therefore, its application in the Portuguese classroom is essential. Keywords: Children's literature. Fables. Comic. Portuguese language. Applicability in the classroom.UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, SCSoufen Tumolo, Celso HenriqueDeus Rocha, Vanessa deUniversidade Federal de Santa CatarinaJosé Martins, Daniel2019-08-15T21:23:30Z2019-08-15T21:23:30Z2019-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199881porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-15T21:23:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-15T21:23:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
title O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
José Martins, Daniel
Palavras-chave: Literatura infantil. Fábulas. História em quadrinhos. Língua portuguesa. Aplicabilidade em sala de aula.
title_short O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
title_full O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort O USO DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA EM LÍNGUA PORTUGUESA
author José Martins, Daniel
author_facet José Martins, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soufen Tumolo, Celso Henrique
Deus Rocha, Vanessa de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv José Martins, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Literatura infantil. Fábulas. História em quadrinhos. Língua portuguesa. Aplicabilidade em sala de aula.
topic Palavras-chave: Literatura infantil. Fábulas. História em quadrinhos. Língua portuguesa. Aplicabilidade em sala de aula.
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15T21:23:30Z
2019-08-15T21:23:30Z
2019-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199881
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, SC
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652187368161280