Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olhats, Magali
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99342
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
id UFSC_4cb9ed672981232a1c772b59b1d2c614
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99342
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashionDesenho graficoModaFavelasRio de Janeiro (RJ)Marca de produtosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão GráficaAtravés de uma pesquisa baseada na teoria de gestão de design gráfico e branding, esta dissertação analisa a aplicação do Brand DNA Process em um coletivo de moda dentro de uma favela no Rio de Janeiro. Design, em conjunto com branding, permite a construção de identidade de marcas fortes, o que, por sua vez criam profundas relações emocionais com os consumidores. Branding, por sua vez, serve para promover a marca, familiarizando os consumidores, aumentar a credibilidade e confiança, e reforçar ou modificar a imagem da marca presente na mente dos consumidores, torna-se um processo crucial para a criação deste relacionamento. Esta pesquisa defende que cada marca tem um conjunto de características únicas, que podem ser comunicadas através do seu DNA da marca. A fim de descobrir o DNA, utiliza-se a metodologia do "Brand DNA Process", um método com o objetivo de identificar o DNA de uma marca, permitindo um processo de co-criação de valor para a organização, envolvendo os diversos stakeholders desde o início do projeto criativo até a conclusão. A fim de validar a força desta metodologia, o aplicou-se o Brand DNA Process em um estudo de caso na Favala Santa Marta, resultando na validação do Brand DNA de Costurando Ideais e estratégias para implementá-lo. Esta dissertação analisa o clima atual no Rio de Janeiro e estuda o surgimento de projetos empreendedores no sector da moda provenientes de favelas, a fim de aplicar a metodologia com êxito. O coletivo Costurando Ideais tomou a iniciativa de trabalhar para a mudança social na favela, enquanto atualmente trabalha em estabelecer uma imagem de marca mais sólida através de estratégias de branding, começando com a validação de seu DNA da marca.FlorianópolisGomez, Luiz Salomão RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaOlhats, Magali2013-03-04T19:24:47Z2013-03-04T19:24:47Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il, tabs.application/pdf305021http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99342engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T00:22:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T00:22:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
title Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
spellingShingle Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
Olhats, Magali
Desenho grafico
Moda
Favelas
Rio de Janeiro (RJ)
Marca de produtos
title_short Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
title_full Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
title_fullStr Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
title_full_unstemmed Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
title_sort Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
author Olhats, Magali
author_facet Olhats, Magali
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomez, Luiz Salomão Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Olhats, Magali
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho grafico
Moda
Favelas
Rio de Janeiro (RJ)
Marca de produtos
topic Desenho grafico
Moda
Favelas
Rio de Janeiro (RJ)
Marca de produtos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T19:24:47Z
2013-03-04T19:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 305021
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99342
identifier_str_mv 305021
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99342
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.| il, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651893528854528