O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168741 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_4cfd586de4c56cbbc1d3cc9c91e271d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168741 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educaçãoEducação.TecnologiasResponsabilidadeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A presente pesquisa, tematiza o uso das TDIC no âmbito educacional a partir de uma pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa de campo utilizando o questionário como instrumento, tendo como sujeitos 22 alunos do CEJA de Itapiranga. Com o objetivo de problematizar as TDIC como novas formas e possibilidades de educar na contemporaneidade, e compreender qual o sentido das tecnologias atribuído para a aprendizagem e para o cotidiano dos Jovens e Adultos, a pesquisa busca compreender as competências necessárias para a sua utilização de modo a não tornar o ensino obsoleto, confundindo informação com conhecimento. Assim, um dos maiores riscos que o sistema educacional pode enfrentar é ausentar a implementação de novas tecnologias, por esse motivo, o estudo sobre as tecnologias vem sendo alvo de vários pesquisadores e merece a devida atenção e cautela. As novas gerações estão muito bem adaptadas às tecnologias, mais do que as gerações anteriores, porém, cabe ressaltar que estar tecnologicamente adaptado não significa estar munido de maior conhecimento. Como o professor pode integrar o uso das TDIC na sala de aula sem que seu conhecimento se torne menos importante, ou ainda, para que a sala de aula não se torne apenas um enfeite? Portanto, faz-se necessário refletir sobre o uso das TDIC, os professores frente às novas tecnologias e, apresentar às novas gerações a utilização responsável e consciente das tecnologias que estão presentes no cotidiano e, principalmente, no espaço escolar, a fim de que os caminhos que seguiremos no presente, consigam potencializar a educação no futuro.Florianópolis, SCSouza Neto, AlaimUniversidade Federal de Santa CatarinaWermuth, Lidiane Fuchs2016-09-28T19:41:53Z2016-09-28T19:41:53Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168741porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T19:41:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168741Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T19:41:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
title |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
spellingShingle |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação Wermuth, Lidiane Fuchs Educação. Tecnologias Responsabilidade |
title_short |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
title_full |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
title_fullStr |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
title_full_unstemmed |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
title_sort |
O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação |
author |
Wermuth, Lidiane Fuchs |
author_facet |
Wermuth, Lidiane Fuchs |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza Neto, Alaim Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wermuth, Lidiane Fuchs |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Tecnologias Responsabilidade |
topic |
Educação. Tecnologias Responsabilidade |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T19:41:53Z 2016-09-28T19:41:53Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168741 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
34 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652053873950720 |