Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
id |
UFSC_4d01c3be8b3a0b56501eb37f0d13806b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79309 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagemEnfermagemEstudo e ensinoPratica de ensinoEducaçãoEstudantes de enfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.A necessidade deste trabalho surgiu ao constatar-se a inexistência de um projeto político-pedagógico, construído coletivamente, para nortear a prática educacional em nosso curso, bem como ao fato das alunas sofrerem as conseqüências das contradições entre as propostas pedagógicas vigentes. Na primeira fase, foram realizados encontros, orientados pelo pensamento de Paulo Freire, com um grupo de alunas; para reflexão e discussão de suas vivências no ensino, permitindo a codificação de nossa realidade educacional a partir da visão do sujeito aluno. Ao desenvolver a segunda etapa do estudo, foram promovidos encontros entre as docentes do Departamento de Enfermagem, nos quais os dados obtidos com as alunas, na etapa anterior, foram problematizados com o objetivo de desenvolver um processo de reflexão-conscientização-libertação. A análise dos dados que emergiram dos grupos de reflexão revela que professoras e alunas almejam a formação de uma enfermeira compromissada, crítica, competente técnica-política e eticamente, capaz de contribuir na transformação dos modelos assistenciais. Entretanto, foram identificados diversos "ruídos" no processo ensino-aprendizagem capazes de dificultar o alcance desta meta, aqui categorizados como "a dicotomia entre discurso e prática docente" e o "o falso dilema da dicotomia entre tecnologia e humanismo".Florianópolis, SCVaz, Marta Regina CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaLoureiro, Mariângela2012-10-18T01:56:14Z2012-10-18T01:56:14Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf171759http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:51:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79309Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:51:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
title |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
spellingShingle |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem Loureiro, Mariângela Enfermagem Estudo e ensino Pratica de ensino Educação Estudantes de enfermagem |
title_short |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
title_full |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
title_fullStr |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
title_sort |
Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem |
author |
Loureiro, Mariângela |
author_facet |
Loureiro, Mariângela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Marta Regina Cezar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Mariângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estudo e ensino Pratica de ensino Educação Estudantes de enfermagem |
topic |
Enfermagem Estudo e ensino Pratica de ensino Educação Estudantes de enfermagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-18T01:56:14Z 2012-10-18T01:56:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
171759 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309 |
identifier_str_mv |
171759 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651990700392448 |