Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Mariângela
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
id UFSC_4d01c3be8b3a0b56501eb37f0d13806b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79309
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagemEnfermagemEstudo e ensinoPratica de ensinoEducaçãoEstudantes de enfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.A necessidade deste trabalho surgiu ao constatar-se a inexistência de um projeto político-pedagógico, construído coletivamente, para nortear a prática educacional em nosso curso, bem como ao fato das alunas sofrerem as conseqüências das contradições entre as propostas pedagógicas vigentes. Na primeira fase, foram realizados encontros, orientados pelo pensamento de Paulo Freire, com um grupo de alunas; para reflexão e discussão de suas vivências no ensino, permitindo a codificação de nossa realidade educacional a partir da visão do sujeito aluno. Ao desenvolver a segunda etapa do estudo, foram promovidos encontros entre as docentes do Departamento de Enfermagem, nos quais os dados obtidos com as alunas, na etapa anterior, foram problematizados com o objetivo de desenvolver um processo de reflexão-conscientização-libertação. A análise dos dados que emergiram dos grupos de reflexão revela que professoras e alunas almejam a formação de uma enfermeira compromissada, crítica, competente técnica-política e eticamente, capaz de contribuir na transformação dos modelos assistenciais. Entretanto, foram identificados diversos "ruídos" no processo ensino-aprendizagem capazes de dificultar o alcance desta meta, aqui categorizados como "a dicotomia entre discurso e prática docente" e o "o falso dilema da dicotomia entre tecnologia e humanismo".Florianópolis, SCVaz, Marta Regina CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaLoureiro, Mariângela2012-10-18T01:56:14Z2012-10-18T01:56:14Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf171759http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:51:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79309Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:51:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
title Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
spellingShingle Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
Loureiro, Mariângela
Enfermagem
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
Estudantes de enfermagem
title_short Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
title_full Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
title_fullStr Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
title_full_unstemmed Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
title_sort Despertando para uma prática reflexiva e transformadora entre professoras / alunas de enfermagem
author Loureiro, Mariângela
author_facet Loureiro, Mariângela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Marta Regina Cezar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Mariângela
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
Estudantes de enfermagem
topic Enfermagem
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
Estudantes de enfermagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-18T01:56:14Z
2012-10-18T01:56:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 171759
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309
identifier_str_mv 171759
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766393682362368